O mercado automobilístico brasileiro sempre chamou muito a atenção devido a grande quantidade de modelos lançados. Atualmente é conhecido por manter um bom fluxo de vendas, reflexo disso é o número de empresas que estão desembarcando dentro do mercado nacional. Durante o desenvolvimento desse mercado, muitos modelos foram lançados, sendo eles responsáveis por desenvolver o mercado e fazer com que se tornasse essa grande potência que é na atualidade. Um que teve papel importante na história do mercado automobilístico brasileiro é o Willys Interlagos, modelo pouco conhecido, porém muito importante para a história automotiva brasileira.

Willys Interlagos

Conheça o Willys Interlagos

Willys InterlagosTrata-se do primeiro modelo fabricado exclusivamente para o Brasil, diferente de outras plataformas que vinham de outros países, como no caso do Fusca, modelo que ficou bastante popular no Brasil, porém sua plataforma foi criada na Alemanha, assim como toda a sua mecânica. O Willys Interlagos é um modelo com linhas esportivas, considerado um modelo bastante esportivo para a época, contando com um desenho baixo e bastante aerodinâmico, o modelo também contava com linhas arredondadas, sendo um fator bastante interessante.

A esportividade foi pensada até mesmo no nome do modelo, sendo que o nome Interlagos, é uma alusão ao autódromo de Interlagos, mundialmente conhecido e sendo considerado o autódromo mais popular e importante do país, sendo utilizada como nome do modelo, visando dessa forma aliar esportividade a velocidade.

O modelo foi lançado no ano de 1961, para conseguir aliar potência, conforto e esportividade, a empresa resolveu utilizar a fibra de vidro, sendo um material leve e que auxilia bastante no desenvolvimento de sua velocidade e também melhora a estabilidade do modelo.

Seu desenho baixo, fez com que o modelo tivesse uma boa aerodinâmica, conseguindo cortar o vento e consequentemente desenvolver uma boa velocidade, mantendo um bom consumo, sem deixar de lado a potência que era um dos fatores mais importantes.

Detalhes que fazem diferença

Willys InterlagosA empresa pensou em tudo, não somente na potencia do motor, mas também todos os equipamentos que iria constituir o modelo, justamente por isso sua suspensão era independente, visando dessa forma oferecer um melhor conforto em terrenos desiguais, também oferecendo boa estabilidade nas curvas e também melhorando a qualidade em relação à aceleração na saída das curvas, pois o piloto acabava não sofrendo tanto com as retomadas de velocidade. 

O modelo contava com um motor de 4 cilindros, instalado na traseira do veículo, visando dessa forma oferecer uma melhor potência e também melhorando a retomada de velocidade. Juntamente com esse motor, a empresa resolveu criar um câmbio de quatro velocidades, sendo um fator bastante interessante para a época, até mesmo porque muitos dos modelos eram lançados somente com 4 velocidades.

Na realidade o câmbio conseguiu tirar bastante proveito do motor instalado no veículo, sendo que o mesmo conseguia atingir de 0 a 100 km/h em apenas 14 segundos, atingindo a velocidade final de 160 km/h, sendo uma marca ótima para o primeiro modelo 100% brasileiro.

Lembrando que a potência de seu motor era de 70 cavalos de potência, sendo considerado um motor pequeno para os padrões atuais, mas devido a seu chassi maneiro e o uso de fibra de vidro, o modelo conseguiu ter um bom peso final, facilitando no desenvolvimento da velocidade, também melhorando nas retomadas e também diminuindo o consumo do veículo. O modelo foi lançado em três versões, sendo elas Berlinette, Coupé e Conversível. 

O modelo foi vendido durante o ano de 1961 a 1966, devido a grande qualidade de seu motor e durabilidade de sua mecânica, o Willys Interlagos foi muito bem aceito entre os consumidores brasileiros, justamente por isso o modelo ficou muitos anos na linha de produção.

Atualmente ainda é possível ver alguns Willys Interlagos rodando no país, porém é mais comum ver esses modelos em exposições, até mesmo porque os proprietários tem extremo cuidado com esses modelos.

Willys Interlagos