Cada vez mais modelos de veículos estão sendo lançados com um acessório muito interessante conhecido como calibrador automático de pneus. Na verdade, este acessório ficou muito famoso por causa de um certo agente chamado Bond, James Bond, em diversos filmes. Além disso, uma outra classe que já se utiliza deste recurso há muito tempo são os caminhoneiros e os militares. Mas afinal, muitas pessoas ficam na dúvida sobre para que afinal serve estes calibradores automáticos de pneus? Como eles podem ser utilizados no dia a dia?

O calibrador automático de pneus permite que o ajuste automático da pressão dos pneus para diversos tipos de terrenos. Assim, estes dispositivos podem trazer mais segurança para os veículos ao mesmo tempo que garantem também que ele tenha um melhor desempenho. Funciona mais ou menos como na Fórmula 1, onde os pilotos precisam utilizar determinados tipos de pneus para determinadas condições climáticas e condições da pista. Estes pneus acabam sendo diferentes porque eles apresentam ranhuras diferenciadas para determinados tipos de terrenos, mas também porque eles apresentam pressões internas diferentes que podem ajudar, ou atrapalhar, dependendo do terreno aonde ele está andando.

É importante para as pessoas que desejam entender melhor como este sistema de calibragem automática de pneus funciona que não confunda com os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus presente em muitos modelos de carro que indica as condições internas do pneu no painel da frente do veículo. Este dispositivo, assim como seu próprio nome já sugere, funciona apenas como um sistema de controle, ou seja, ele não tem o poder de mudar o que está acontecendo dentro do pneu, apenas de avisar o motorista o que está acontecendo. Caso ele precise fazer alguma coisa no pneu, ele vai ter que parar o carro para fazer a calibragem.

Atualmente estes sistemas estão presentes apenas em veículos comerciais, sendo que a previsão de lançamento para veículos de passeio realmente está um pouco distante de acontecer. Mas as pessoas que estão comprando novos veículos comerciais, como caminhões, já podem utilizar este sistema em seu benefício. Além disso, este sistema está bastante presente nos veículos militares e também no Hummer. Mas a indústria está pesquisando para lançar modelos que sejam adaptados para os carros de passeio, porque segundo a American Automobile Association (Associação Americana do Automóvel), cerca de 80% dos carros rodam com um ou mais pneus descalibrados. Os pneus perdem ar naturalmente, através da permeação, mudanças de temperatura e especialmente quando se passa em buracos ou se bate um meio-fio.

Sistemas disponíveis

Existem diversos sistemas que permitem a calibragem automática da pressão dos pneus, sendo que todos eles funcionam em parceria com os sistemas de monitoramento da pressão. Afinal de contas, não existe a possibilidade de se instalar um sistema de correção da pressão se não houver um sistema que controle esta pressão para saber quando o outro deve entrar em ação. Dentre todos os sistemas disponíveis para a calibragem automática de pneus, uma das principais é o CTIS – Sistema Central de Calibragem dos Pneus. O objetivo deste sistema é fornecer controle sobre a pressão do ar em cada pneu como uma maneira de melhorar o desempenho em terrenos diferentes. Se você baixar a pressão em um pneu, por exemplo, isto cria uma maior área de contato entre o pneu e o solo e torna mais fácil o ato de dirigir em terrenos mais moles.

Além de ajudar os pneus a se manterem mais inteiros por um tempo maior, o sistema ainda permite que a superfície sofra menos danos. Isso é muito importante quando são colocados grandes veículos de trabalho em locais onde é preciso controlar o impacto em cada local por onde o veículo passa, como trabalhos de terra ou plantações. Com este sistema, o motorista acaba tendo mais controle da pressão de cada um dos pneus, permitindo que suas manobras seja mais otimizada , de acordo com suas necessidades e também com as necessidades do solo onde ele se encontra. Há dois fabricantes principais do CTIS: a americana Dana Corporation e a francesa Syegon (uma divisão da GIAT). O sistema da Dana Corporation tem duas versões: o CTIS para uso militar (desenvolvido pela PSI) e o TPCS (sistema de controle da pressão dos pneus) para uso comercial e maquinário pesado.

O sistema funciona com diversos componentes que precisam trabalhar em conjunto para que a calibragem automática dos pneus funcione. Existe uma válvula de roda que está localizada na extremidade de cada roda. O trabalho desta válvula é controlar a pressão de escape de acordo com a utilização do pneu. Uma unidade de controle eletrônico (ECU) montada atrás do banco do passageiro é o que coordena o sistema. Ela processa os comandos do motorista, monitora todos os sinais através do sistema e faz o sistema checar a pressão dos pneus a cada dez minutos para assegurar que a pressão selecionada está sendo mantida.

Outra parte fundamental do sistema é o painel de controle do operador, que permite com que motorista tenha o controle da seleção de ajustes que adequem sempre as condições presentes no terreno por onde o motorista esta andando. O controle mostra em um painel eletrônico que fica na frente do motorista, a pressão de cada um dos pneus, os ajustes que atualmente estão selecionados, e aqueles que poderão ser selecionados de acordo com as condições do local por onde o motorista está indo, e também o status geral do sistema.

Assim que o motorista seleciona uma determinada opção no seu painel de controle, os sinais que são emitidos para a unidade de controle eletrônico, que seguem para o controle pneumático e depois para as válvulas das rodas. Um sensor de velocidade também está acoplado no sistema, o que permite que sempre que o carro esteja andando em uma velocidade mais alta, a pressão dos pneus amentem, porque isso é fator determinante para que o carro e os pneus não sofram danos.