As provas para se tirar a carteira de motorista aqui no Brasil estão cada mais exigentes. Isso porque os motorista são obrigados a passar por diversas situações que acontecem no dia a dia. Mas mesmo com diversas mudanças na forma de avaliar o desempenho o motorista que está sendo testado, um dos momentos mais tensos para grande parte dos motoristas é a hora do estacionamento, ou da famosa baliza. Realmente algumas pessoas possuem sérias dificuldades na hora de estacionar os seus carros. Durante a prova isso poderá custar a carteira de motorista, mas é muito importante que a pessoa saia da auto-escola realmente sabendo fazer a manobra, ou então corre o risco de se complicar muito durante o dia a dia no transito.

Parking assistMas com o avanço das tecnologias em diversas áreas, muitos motoristas ainda sonham com o dia que precisão apenas ter o trabalho de rodar por algumas ruas para encontrar um espaço para estacionar o seu carro e deixar depois que o veículo consiga fazer as manobras necessárias sem maiores problemas e esforços para quem está conduzindo o carro. Mas a boa notícia é que estes sistemas já existem, mas ainda estão disponíveis apenas em poucos e caros carros que são vendidos no mercado convencional.

Muitas montadoras estão investindo no desenvolvimento e na pesquisa deste tipo de carro porque é uma grande demanda de uma fatia significativa dos consumidores que não querem mais ter o trabalho de estacionar o carro. Mas isso não é apenas um capricho dos motoristas que não querem mais ter o trabalho de estacionar os carros. Este sistema realmente poderá solucionar uma série de problemas no transito das grandes cidades. Grande parte dos congestionamentos nas cidades acontecem por problemas na hora do estacionamento dos carros. Além disso, a tecnologia que permite com que os carros estacionam sozinhos pode ser muito semelhante a dispositivos que podem ser instalados para evitar colisões entre carros nas estradas.

Quase autônomos

Parking assistÉ claro que os sistemas de estacionamento que estão disponíveis nos automóveis de hoje em dia ainda não são completamente automáticos, ou seja, eles ainda dependem da interferência do motorista. Mas mesmo assim, já se torna uma grande mão na roda para as pessoas que possuem mais dificuldades na hora de estacionar. Nestes sistemas que já estão em alguns carros que são vendidos no mercado, o motorista precisa controlar a velocidade do veículo, pisando no pedal do freio para permitir que o carro vai ganhando a velocidade necessária para conseguir entrar no espaço do estacionamento.

A partir do momento que o motorista aciona o sistema de estacionamento, o computador de bordo do veículo assume o controle do volante do carro. O carro vai tomando as posições necessárias para que consiga entrar dentro do espaço do estacionamento. Depois disso, o motorista precisa indicar quando quer que o carro fique em marcha ré para conseguir completar o restante da manobra que vai chegar até o estacionamento do carro. Assim que o carro consegue se posicionar para conseguir entrar no espaço escolhido pelo motorista, as pessoas finalmente podem deixar que o carro assuma o controle e estacione perfeitamente o veículo.

Cuidando do posicionamento

Mesmo que alguns sistemas realmente sejam inteligentes o suficiente que permitam com que o carro seja estacionado de maneira mais fácil, é muito importante que os motoristas tenham um treinamento para conseguir operar este tipo de sistema. Isso porque as pessoas que estão querendo estacionar os carros através do computador, precisam sentir como eles funcionam primeiro para depois partir para o transito de verdade. É fundamental que eles escolham adequadamente um local tranquilo para praticar o funcionamento do sistema, antes de usar eles.

Como falamos anteriormente, o motorista tem uma participação fundamental para que o sistema funcione. Ele precisa indicar a velocidade e também os momentos em que os carros deverão trocar de marcha para conseguir ser estacionado. Alguns sistemas acabam funcionando mais como guias do que como assistentes de estacionamento automatizados, mas mesmo assim conseguem ajudar neste momento. E o grande truque destes sistemas é um conjunto de infravermelho que é colocado ao redor do carro e que tem como principal função detectar o que está acontecendo ao s eu redor.

Parking assist

Estes sistemas também acabam mudando de acordo com as montadoras e as tecnologias empregadas. Por exemplo, um dos carros que estão disponíveis para venda ao consumidor que possui um sistema de estacionamento automatizado é o Toyota Prius britânico. Além do sistema automatizado, o motorista conta ainda com uma grande tela que fica instalada no console do carro. Nesta tela, o motorista tem a chance de visualizar as imagens que são geradas através de uma câmera que fica instalada na parte de trás do carro e que faz parte deste sistema que permite com que os motoristas consigam estacionar o carro de maneira mais fácil. No computador, além da imagem da câmera, é possível identificar algumas setas que ajudam o motorista a se orientar em relação ao que está acontecendo ao seu redor.

Mas a maioria dos sistemas utilizam a tecnologia dos sensores ao lado ao redor do carro. Estes sensores estão o tempo todo funcionando e passando informações para o computador central do carro. Eles utilizam esta informação para calcular a melhor forma de conseguir estacionar.