Muitas pessoas já ouviram falar dele em algum momento da vida, mas o fato é que poucas são as pessoas que entendem exatamente como ele funciona, e o principal, para que ele serve.

Estamos falando do IPI de carros, que pode representar algo importante na hora de se fazer a compra de um veículo, já que ele poderá influenciar no preço desse modelo para o seu bolso. Vamos entendê-lo melhor?

O que é IPI?

Como funciona o IPI de carros?

O IPI nada mais é do que o Imposto dobre Produtos Industrializados, que foi criado pelo governo federal, portanto, somente a União poderá realizar qualquer alteração em seu funcionamento.

Criado para repassar verbas para outros setores da economia e da sociedade brasileira, o IPI é cobrado sempre que um produto industrializado importado chega ao Brasil, quando um produto industrializado é retirado do estabelecimento onde foi produzido e com a realização de leilão de produto industrializado apreendido ou abandonado.

Detalhes do IPI de carros

O IPI ficou amplamente conhecido em 2012, em virtude de um excesso de estoque por parte das montadoras, o governo federal decidiu reduzir a alíquota do tributo para alavancar as vendas dos modelos e evitar possíveis demissões e uma crise no setor.

O resultado direto dessa redução impactou no preço final dos veículos, que ficaram mais baratos, fazendo com que um número maior de carros zero km começasse a ser comercializados.

No entanto, no início desse ano, a União reajustou o valor do IPI de carros, após meses em que o tributo ficou com seu valor “congelado” para alavancar as vendas de veículos no país.

IPI Carros

Com isso, o valor dos veículos passou a ficar mais caro novamente, significando, para os carros populares, por exemplo, um aumento entre 4 e 8% em seu valor para o consumidor final.

O IPI de carros funciona do mesmo modo que para os demais produtos industrializados, sendo que ele é repassado pelas montadoras aos consumidores, que acabam tendo de pagar um valor mais alto pelos veículos zero km.

As diferentes alíquotas do IPI de carros variam de acordo com os modelos e com as categorias, já que há alíquota para carros populares, para utilitários, para veículos de maior porte, para caminhões e para ônibus.

A intenção do governo federal ao fazer esse reajuste do IPI de carros em 2014 é a de aumentar a sua arrecadação com impostos para esse ano, o que deverá ocorrer, já que só com o aumento do IPI de carros o governo federal terá um valor de R$ 956 milhões a mais.