A tradicional montadora alemã Volkswagen sempre teve em seu DNA a inovação como marca constante. Basta lembrarmos que foi ela quem criou e lançou o primeiro carro “popular” da história: o fusca. Isto dito, o resto é História. E não uma História qualquer, mas parte integrante da História do automobilismo mundial.

Pois é nessa linha de tradição inovadora que a Volkswagen anunciou a criação de um serviço de atendimento rápido, chamado de Volkswagen Express.

Esse serviço, inovador em tudo que está relacionado ao mercado de veículos, promete aos consumidores uma série de atendimentos rápidos com serviços que incluem troca de óleo, troca de pneus, balanceamento de veículo e alinhamento. Haverá também atendimentos rápidos relacionados aos freios e outras coisas.

Volkswagen Express

Essa ideia promete revolucionar o mercado automobilístico, pois inova no atendimento, que em muitos casos, sempre foi o ponto fraco de muitas concessionárias e montadoras.

A ideia surgiu com base em um estudo realizado pelo Gipa (Grupo Interprofissional Automotivo). Esse estudo indicou que a grande maioria dos consumidores tinha necessidade de serviços mais rápidos e ágeis, com garantia de peças originais e com qualidade de atendimento.

A Volkswagen decidiu então criar esse projeto, que ainda é um piloto, mas que ao que parece será expandido para toda a rede autorizada da montadora alemã no país. Inicialmente, o serviço está disponível em três concessionárias da cidade de São Paulo e em uma localizada na capital do Paraná, Curitiba.

Como se trata de um piloto, todas as observações feitas pela montadora serão levadas em conta no caso de expansão do serviço, que pode ser incorporado a todas as concessionárias ou até mesmo virar uma espécie de posto autônomo. Ou seja, é possível que a montadora crie postos do Volkswagen Express exclusivamente voltados para os serviços disponíveis no pacote de atendimento rápido do projeto.

VW Express

Tudo isso visando melhorar os níveis de satisfação dos clientes e aproximar a marca ainda mais dos consumidores brasileiros. O projeto tem previsão de expansão para 100 postos de atendimento em redes credenciadas ou em postos autônomos do Volkswagen Express nos próximos quatro anos.

Essa estratégia demonstra a preocupação da montadora alemã com a imagem que sua marca tem no imaginário de seus consumidores no país. Se a ideia de fato pegar, e ela tem tudo para pegar, é bem provável que seja copiada pelas montadoras rivais, o que melhoraria em muito o nível dos serviços disponibilizados atualmente no país.

Quem ganharia com essa melhora? Além das próprias montadoras, que teriam uma melhor estratégia de marketing efetiva? Ora bolas, os próprios consumidores, que deixariam de sofrer como muitas vezes sofrem hoje em dia.