Um dos instrumentos mais modernos já desenvolvidos para os pilotos de aviões de guerra, o head up display finalmente chega aos carros!

Esse dispositivo foi criado para fazer com que os pilotos tivessem informações visuais do entorno da aeronave sem que houvesse a necessidade de se desviar os olhos do alvo à frente. A ideia sempre visou um melhor desempenho dos pilotos em situações de combate.

Após anos de desenvolvimento, o dispositivo finalmente será transportado para a realidade dos carros particulares, em meio ao transito caótico das grandes cidades e com diversas situações onde a atenção pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Head Up Display

Como já é de conhecimento de todos que uma fração de segundos em que um motorista desvia seu olhar da pista para verificar uma informação banal como o próprio velocímetro pode representar a causa de um acidente grave com vitimas fatais, algumas montadoras já disponibilizam um sistema muito parecido com o dispositivo head up display utilizado pelos pilotos de caça.

Diferentemente do que acontece nos aviões de caça, onde as informações são repassadas diretamente para o visor do capacete dos pilotos, nos carros, a tecnologia dispõe as informações no para-brisa do veículo.

Essas informações podem ser a velocidade do veículo, o giro do motor e, em alguns casos mais avançados, até mesmo dados do navegador do GPS. Tudo para que o motorista não desvie seu olhar do ponto mais importante: a pista.

No Brasil, a tecnologia chegou pela primeira vez às ruas com o BMW Série 5, que tinha um dispositivo head up display que colocava duas informações no para-brisa do veículo: velocidade e consumo de combustível. Isso já representava, na época (2004), um grande avanço tecnológico, mas era evidente que ainda não era suficiente.

HeadUp Display

Pois hoje, o modelo BMW 750i apresenta muito mais do que apenas a velocidade e o consumo de combustível. O equipamento possibilita, além de verificar informações do navegador de GPS, ver as placas de limite de velocidade dispostas pela via, o que tira do motorista a necessidade de se virar para lê-las com o carro em movimento, o que aumentaria o nível de distração e poderia causar um acidente.

Segundo dados apresentados pela montadora alemã, com a utilização do dispositivo head up display, os motoristas apresentam um tempo de reação de até meio segundo mais rápido do que o dos motoristas que não utilizam a tecnologia. Pode parecer pouco, mas com certeza pode representar a diferença entre evitar ou não um acidente grave.