Os motoristas proprietários de veículos que possuem o seu meio de transporte registrado na cidade de São Paulo precisam cumprir algumas obrigações que os motoristas de outras grandes cidades não possuem, pelo menos não ainda. Uma delas é o serviço de Inspeção Veicular, que foi criado com o objetivo de analisar as condições dos carros em relação aos poluentes que ele está emitindo na cidade sempre que circula. É uma forma de controlar as taxas de poluentes emitidos na cidade que mais possui carros de toda América Latina.

Como funciona a Inspeção Veicular

O que é o Programa?

Todos nós já passamos na rua por um carro que estava desregulado, emitindo muita fumaça, e consequentemente muita poluição, mais do que os carros normalmente deveriam emitir. Imagine isso acontecendo com milhares de carros todos os dia sem uma mesma grande cidade? Pois é exatamente este o problema que a prefeitura de São Paulo tenta amenizar com a implementação do Programa de Inspeção Veicular. A partir da sua aprovação, todos os proprietários de carros precisam levar os seus veículos até uma central de avaliação para fazer o teste. Caso o motorista não faça isso, ele poderá ser multado por circular com um carro na cidade de São Paulo sem a devida autorização.

A prefeitura, na época da aprovação do projeto, utilizou alguns dados de pesquisas cientificas feitas por renomados centros de educação que mostram que a poluição nas grandes cidades está relacionada a uma série de problemas de saúde e também de casos de morte. Cerca de 10% de todas as mortes de idosos dentro das grandes cidades estaria vinculado as péssimas condições do ar das cidades. Além disso, 7% do total da mortandade infantil também poderia estar relacionada com este tipo de problema.

Quem deve fazer?

De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura da cidade de São Paulo, devem fazer a inspeção veicular:

- ônibus, micro-ônibus, vans e demais veículos similares usados para o serviço de transporte público e de passageiros;
- caminhões e demais veículos similares usados para o transporte de cargas;
- camionetas de uso misto, vans, peruas, utilitários, picapes e automóveis;
- motocicletas , motonetas e triciclos de uso urbano.

Pré-inspeção pode ser uma boa dica.

Estão liberados de fazer a inspeção os seguintes casos:

- veículos cujo ano de fabricação é o mesmo do ano em exercício, ou o ano de fabricação é o ano anterior, e realizou seu primeiro licenciamento no ano em exercício, bem como os veículos que forem transferidos de outro Município ou do Distrito Federal para o Município de São Paulo, apenas e tão somente no ano da efetivação da transferência, estão dispensados da inspeção. ( regra válida SOMENTE no ano da efetivação da transferência).
- veículos equipados com motor 2 tempos, movidos a apenas gás metano, veículos híbridos movidos por motor a combustão interna e elétrico, veículos de coleção, veículos cujo ano de fabricação seja igual ou abaixo de 1965, veículos concebidos unicamente para aplicações militares , agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplanagem e pavimentação e outros de aplicação especial sem procedimentos específicos para obtenção de licença para uso da configuração de veiculo ou motos - LCVM.

Quando devo fazer?

Site Controlar

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Controlar, que a é a empresa responsável por fazer as inspeções dos veículos dos donos de São Paulo, organizar um calendário que acaba sendo dividido entre os finais das placas e também a categoria dos veículos que precisam passar pela inspeção. Assim, o motoristas devem sempre ficar atentos para o agendamento que acaba sendo divulgado pela Controlar no site www.controlar.com.br. O sistema permite que a pessoa consulte exatamente qual é o prazo que ela precisa apresentar o seu carro para inspeção através dos documentos. Basta entrar no site da Controlar e depois entrar na parte de agendamento e digitar o número do carro para que as pessoas possam ter acesso ao sistema que permite fazer o reconhecimento do veículo e saber qual o próximo prazo de agendamento.

Pagamento

Todos os motoristas que precisam passar por este agendamento devem pagar uma taxa para a Controlar. Este pagamento deve ser feito através de um boleto bancário. Só que diferentemente do boleto do IPVA que é enviado para a casa das pessoas, neste caso é necessário gerar e imprimir o boleto pelo site logo depois que a pessoa faz o seu agendamento. O boleto pode ser pago em qualquer agencia bancária ou qualquer casa lotérica.

Dicas

Durante o sistema de avaliação os profissionais que trabalham para Controlar checam diversos itens do carro para chegar a conclusão de que ele está apto ou não para circular pelas ruas da cidade. Mas os motoristas podem se precaver antes seguindo algumas dicas para garantir que o seu carro passe na inspeção:

Inspeção Veicular

- Antes de levar o seu carro para inspeção é possível fazer uma avaliação do escapamento do carro para saber se existe algum vazamento ou se ele está liberando algum tipo de fumaça preta pelo cano. O motorista pode aproveitar quando o escapamento estiver frio para passar o dedo e ver se detecta alguma fuligem;

- Vazamento de óleo é um item que reprova o carro antes mesmo dele ir para o teste de emissão. Verifique se o óleo está dentro do limite, e também as peças relacionadas para saber se está tudo em ordem;

- Cuidado também com alguns itens que fazem parte do sistema de refrigeração do carro. Esteja atento a problemas como radiador furado, mangueiras ressecadas e furadas, dentre outros itens;

- Durante a inspeção também é muito importante que a documentação do carro esteja completamente em dia. Para isso, verifique se a cor do carro realmente está de acordo e também o tipo de combustível que o sistema está utilizando;

- Antes de fazer a Inspeção Veicular Ambiental, leve seu carro para uma inspeção prévia, que irá analisar de fato os níveis de emissões de poluentes. A chama pré-inspeção pode ajudar muito a saber se o carro será aprovado;