O medidor de combustível pode ser funcionalidade que passa batido para alguns motoristas ou pode ser a mais importante para outros tipos de condutores. Geralmente as pessoas que conseguem estabelecer uma rotina de abastecimento do seu carro baseado no quanto a pessoa anda em média, acaba não dando muita importância para as informações que são mostradas no medidor de combustível. Mas para as outras pessoas, aquelas que preferem utilizar até a última gota do tanque antes de ter que passar no posto novamente, o medidor é fundamental para controle.

Como funciona o Medidor de combustível

Mas talvez um dos grandes problema que estes medidores enfrentam é sua falta de credibilidade. É muito comum encontrarmos motoristas que simplesmente não acreditam nas informações que são apontadas pelo medidor. Isso porque a instabilidade do funcionamento desta funcionalidade realmente não e uma lenda, acabou se tornando verdade. Muitos medidores podem apontar que o tanque da pessoa está vazio mesmo tendo uma boa quantidade de combustível dentro, o contrário também acontece muito, o medidor mostra que o tanque possui combustível quando na verdade ele está vazio.

Mas afinal de contas, qual são os problemas que interferem neste funcionamento do medidor de combustível? Será que realmente ele pode vir a se tornar um instrumento confiável? Sã perguntas cujas respostas acabam variando de marca para marca, modelo par amodelo. O fato é que nos carros mais modernos medidores digitais acabam dando uma resposta um pouco mais precisa do que está se passando dentro do compartimento de armazenamento de combustível. Mas mesmo assim, a reclamação dos motoristas ainda é comum. Portanto, vamos tentar entender como ele funciona para saber o que pode estar acontecendo com os medidores de combustível dos automóveis.

Como funciona

Geralmente os medidores de combustível são compostas por alguns elementos sendo que o principal deles são boias que ficam dentro do tanque e que possuem uma conexão com haste metálica. Esta base geralmente precisa ser montada a uma resistência variável, sendo que esta resistência vai funcionar como qualquer outra resistência que vai permitir que um determinado fluxo de corrente passe por ela. O nível de combustível que estiver armazenado dentro do tanque vai acabar mudando este posicionamento tanto da boa quanto das hastes que estão conectadas com ela, permitindo que esta informação seja mostrada no painel do carro.

Boia do medidor de combustível

Quando a boia que está dentro do tanque estiver na parte mais de cima, o contato que desliza da resistência permanece perto do lado aterrado, o que significa que a resistência é pequena e uma quantidade relativamente grande de corrente que passa através do módulo que chega até o marcador do painel. Quando o nível do tanque baixa, a boia abaixa, o contato desliza, a resistência aumenta e a quantidade de corrente enviada ao marcador diminui.

E os especialistas acabam culpando estes mecanismos como os grandes culpados pela imprecisão destes instrumentos de medição de combustível dentro do carro. Isso porque a boa nunca vai conseguir representar fielmente o nível de combustível dentro do carro, porque quando o tanque estiver cheio na verdade a boia estará submersa, e o medidor só começar a se movimentar para a parte vazia quando ela estiver descendo, depois que o combustível já tiver abaixo do nível da própria boia.

Microprocessadores

Alguns outros carros mais modernos não estão mais utilizando estes modelos mais antigos de controle de combustível e passaram a utilizar controladores mais modernos. Boa parte dos modelos lançados mais recentemente estão se utilizando de microprocessadores que são instalados na parte interna dos tanques de combustível e que tem como principal função fazer a leitura da resistência variável no tanque. Depois disso, estas informações são repassadas para outro microprocessador, que faz outra leitura que permite fazer a leitura e interpretação dos dados, permitindo que as pessoas tenham saiba quanto de gasolina ainda se encontra dentro do tanque de combustível.

Estes sistemas são mais precisos, mas também apresentam algumas falhas de vez em quando, principalmente depois de um tempo de utilização do carro e para aqueles motoristas que não possuem nunca o costume de encher o tanque de gasolina, colocando apenas um pouco de combustível cada vez que vai andar, este sistema acaba se tornando impreciso mais rapidamente. É importante também que os motoristas dos carros mais novos leiam o manual para saber se existe alguma especificação sobre o funcionamento do medidor de combustível. Isso porque em alguns casos o medidor pode estar programado para exibir um alerta de luminoso quando o carro ainda possui alguns litros de combustível, desta forma as pessoas ainda tem tempo de chegar até um posto para encher o tanque.