Se há duas montadoras que podem ser consideradas míticas, essas montadoras são a Lamborghini e a Ferrari. Seus carros há anos impressionam pelo desempenho formidável e pelo design apurado e belíssimo. São dois grandes exemplos da verdadeira paixão pela velocidade que os italianos exportaram para o mundo todo.
Pois você já imaginou se duas máquinas dessas mitológicas montadoras pudessem competir entre si? Quem venceria esse duelo? Quem levaria vantagem? Quem dispõe dos melhores itens tecnológicos e do melhor design?
Pois para responder essas perguntas fizemos um comparativo entre dois de seus modelos mais recentes, e que tem feito muito sucesso, principalmente por serem os considerados, modelos de entrada das duas montadoras. Esses modelos são o Lamborghini Gallardo e a Ferrari California.
Ferrari California
Dentro da hierarquia atual da Ferrari, esse modelo é considerado o de entrada, estando abaixo da Ferrari F-430 (a California é a F-149). Apresentada ao mundo no famoso Salão do Automóvel de Paris em 2008, o veículo passou a ser comercializado no ano seguinte. Com poderoso motor de 4.3 litros e com 8 cilindros colocados em V, essa Ferrari alcança até 460 cavalos vapor de potência. Com câmbio automático de sete velocidades, possui também embreagem dupla, idêntica à utilizada nos carros da F1. É um carro de dimensões extremamente compactas, medindo apenas 4 metros de comprimento por 2 metros de largura e pesando apenas 900 quilos, o que aumenta ainda mais a sua velocidade, que pode ser de até incríveis 310 km/h! Internamente, o carrão dispõe de uma moderna unidade de comando central com uma tela de LCD, controle de estabilidade e de tração. A California possui também sistema de controle de pressão e de temperatura de pneus.
Lamborghini Gallardo
Assim como sua concorrente, o Gallardo também figura como veículo de entrada na hierarquia da Lamborghini. Foi lançado em 2004 como sendo o primeiro carro produzido pela montadora italiana com um motor de 10 cilindros dispostos em V. Atualmente esse motor (5.2 litros) disponibiliza até 520 cavalos vapor de potência. Isso proporciona uma velocidade máxima de incríveis 318 km/h (há registros que indicam 325 km/h). O Gallardo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos. A transmissão é automática de seis velocidades. Desde 2004 até hoje, o Gallardo já sofreu diversas atualizações, mas infelizmente, em 2013, sua produção foi encerrada, após quase 10 anos de muito sucesso nas ruas e nas pistas da Europa e do mundo todo.