O tipo de veículo que atende a um público bem mais específico, composto por famílias numerosas, consumidores adeptos a viagens de férias e algumas questões bem particulares. Assim começou o sucesso das Minivans.

No Brasil, esse segmento está consideravelmente bem colocado e vem crescendo especialmente desde 2002.

Os amantes das minivans prezam por alguns aspectos: espaço, conforto, desempenho, segurança, praticidade e ergonomia, design interno e externo, preço e custo x benefício.

Neste artigo, você poderá conferir a comparação entre três modelos: Spin, Livina e Idea.

Minivans: Spin x Livina x Idea

Chevrolet Spin

Produzida pela Chevrolet, a Spin protagonizou a tarefa de aposentar as minivans Meriva e Zafira.

Disponível nas versões LT e LTZ, pode ser encontrada tanto com câmbio manual quanto o automático. Com capacidade para sete passageiros, na versão LTZ, enquanto a LT leva até cinco pessoas. Em todas as configurações, motor 1.8 com desempenho de 106cv.

Esse modelo da Chevrolet foi introduzido no mercado em 2012. O espaço interno do novo modelo (em relação aos seus antecessores) não teve muitas mudanças. O porta-malas da versão de 5 lugares é considerado bastante satisfatório, até porque possibilita um melhor compartimento de bagagens.

Chevrolet Spin - Interior

Bancos confortáveis com suspensão satisfatórios é um dos pontos positivos da Spin. Mas, na parte traseira o espaço é considerado reduzido, o que também diminui o conforto. O fato de a segunda fileira estar posicionada praticamente em cima do eixo traseiro contribui para esse desconforto. Nesse sentido, os impactos são sentidos com maior incidência. Até para compensar essa dificuldade, a Spin garante um melhor revestimento acústico e não há tanto incômodo com o ronco do motor.

Em termos de acabamento a Spin deixa um pouco a desejar. O painel é moderno, mas o controle do sistema de som e do acabamento da alavanca de câmbio são muito simples.

Em comparação com as demais minivans, a Spin faz 12,9 / 7,6 segundos, com seu motor 1.8 8v flex.

Chevolet Spin - Traseira

Em termos de design externo, a Spin vence em termos de modernidade. A aposta principal vem na dianteira, mas a lateral também não deixa a desejar. Alguns especialistas, entretanto, criticam o vinco na parte inferior da tampa pelo aspecto de improviso e as lanternas traseiras, por conta da novidade dos faróis.

Versões disponíveis

  • GM SPIN LT 5L 1.8 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 44.590,00
  • GM SPIN LT 5L AUT. 1.8 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 49.690,00
  • GM SPIN LTZ 7L 1.8 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 50.990,00

O cliente assegura uma garantia de 3 anos e manutenção na rede da Chevrolet (600 concessionárias).

Galeria

  • Chevrolet Spin - Foto 1
    Chevrolet Spin - Foto 1
  • Chevrolet Spin - Foto 2
    Chevrolet Spin - Foto 2
  • Chevrolet Spin - Foto 3
    Chevrolet Spin - Foto 3
  • Chevrolet Spin - Foto 4
    Chevrolet Spin - Foto 4
  • Chevrolet Spin - Foto 5
    Chevrolet Spin - Foto 5
  • Chevrolet Spin - Foto 6
    Chevrolet Spin - Foto 6
  • Chevrolet Spin - Foto 7
    Chevrolet Spin - Foto 7
  • Chevrolet Spin - Foto 8
    Chevrolet Spin - Foto 8
  • Chevrolet Spin - Foto 9
    Chevrolet Spin - Foto 9
  • Chevrolet Spin - Foto 10
    Chevrolet Spin - Foto 10
  • Chevrolet Spin - Foto 11
    Chevrolet Spin - Foto 11
  • Chevrolet Spin - Foto 12
    Chevrolet Spin - Foto 12
  • Chevrolet Spin - Foto 13
    Chevrolet Spin - Foto 13
  • Chevrolet Spin - Foto 14
    Chevrolet Spin - Foto 14
  • Chevrolet Spin - Foto 15
    Chevrolet Spin - Foto 15
  • Chevrolet Spin - Foto 16
    Chevrolet Spin - Foto 16
  • Chevrolet Spin - Foto 17
    Chevrolet Spin - Foto 17

Ficha técnica

MOTOR

Motor 1.8
Cilindradas (cm3): 1796
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 106(G) / 108(A)
Torque (kgf.m): 16,4(G) / 17,1(A)
Taxa de Compressão: 10,5
Alimentação Injeção eletrônica : multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas / Cilindro: 2

MECÂNICA

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Tração dianteira
Direção: Direção hidráulica
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

DESEMPENHO / AUTONOMIA

Velocidade Máxima :(Km/h) 172(G) / 173(A)
Aceleração: 0-100 km/h (s) 11,1(G) / 10,6(A)

DIMENSÕES / CAPACIDADE

Altura (mm): 1664
Largura (mm): 1735
Comprimento (mm): 4360
Distância entre eixos (mm): 2620
Capacidade do tanque (l): 53
Porta Malas / Caçamba (L): 710
Peso (kg): 1202

PNEUS E RODAS

Pneus Dianteiros: 195/65 R15
Pneus Traseiros: 195/65 R15
Rodas

SEGURANÇA

ABS: Item de Série
Airbag: Duplo Frontal
Alarme: Item de Série
Apoios de cabeça traseiros: Item de Série
Chave com telecomando: Item de Série
Controle de Estabilidade: não disponível
Controle de Tração: não disponível
Freios Dianteiros: a disco ventilados
Freios Traseiros: não disponível
Sistema Anti-Furto: não disponível

Nissan Livina

A Livina foi lançada pela Nissan no ano de 2006. Aposta em um visual discreto e está disponível nas versões Flex 1.6, S Flex 1.6, Night & Day Flex 1.6, Sl Flex 1.6 e Sl Flex Aut. 1.8. O propulsor 1.6 desempenha 104cv, enquanto o 1.8 entrega 125cv.

Um dos aspectos negativos na comparação com as demais é o fato da Grand Livina ser a mais baixa de todas. Ainda assim, ela não deixa dificuldades em termos de espaço. Com dimensões de (4,42m de comprimento, 1,69m de largura, 1,58m de altura e 2,60m de entre-eixos) permite espaço suficiente para a cabeça, pernas e ombros para quem está na frente. Por conta do maior comprimento garante mais espaço para as pernas na segunda fileira. Tem até mesmo um encosto reclinável e um regulador a distância. Na terceira fileira, ficam as crianças. O acesso à parte interna da Livina é considerado melhor. Uma novidade, encontrada em poucos modelos e especialmente na Livina é um tipo de assoalho plano na última fileira. A capacidade de carga da Livina é de 589 litros (123 com todos os assentos no lugar).

Nissan Livina - Interior

Em termos de acabamento a Livina se sai um pouco melhor. Com um painel mais simples, mas melhor acabado, ele tem um aspecto de requinte bem maior. Os mostradores são grandes, com um toque moderno. O couro preto predomina no acabamento interno, gerando sofisticação e aconchego. Não perde em termos de silencio, pois o revestimento acústico também é muito elogiado. A suspensão é mais macia, até mesmo pelo fato do veículo ser mais baixo. Direção elétrica progressiva, ar condicionado automático digital são alguns dos diferenciais.

Com um motor 1.8 16v flex, o desempenho da Livina é bem avaliado. Para essa análise são levados em conta o peso, as diferenças de força entre peso e torque e outros aspectos. A Grand Livina não tem um câmbio automático tão avançado, mas consegue ser ágil, com níveis de aceleração que vão de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e retomam de 60 a 100 km/h (em D) em 6,5 segundos.

Nissan Livina - Detalhe do motor

A Grand Livina é bastante conservadora e prima por harmonia. Prefere apostar num espaço interno mais acolhedor.
As revisões ficam na média de R$ 1.164,00, com 60 mil km. A mão-de-obra é paga à parte (a consultar).
A Nissan assegura garantia de 3 anos e a rede da Nissan tem 117 concessionárias.

Versões disponíveis

  • NISSAN LIVINA FLEX 1.6 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 42.590,00
  • NISSAN LIVINA S FLEX 1.6 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 44.390,00
  • NISSAN LIVINA S FLEX AUT. 1.8 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 47.290,00
  • NISSAN LIVINA SL FLEX AUT. 1.8 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 51.190,00

Galeria

  • Nissan Livina - Foto 1
    Nissan Livina - Foto 1
  • Nissan Livina - Foto 2
    Nissan Livina - Foto 2
  • Nissan Livina - Foto 3
    Nissan Livina - Foto 3
  • Nissan Livina - Foto 4
    Nissan Livina - Foto 4
  • Nissan Livina - Foto 5
    Nissan Livina - Foto 5

Ficha técnica

MOTOR

Motor 1.6
Cilindradas (cm3): 1598
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 104(G) / 108(A)
Torque (kgf.m): 14,9(G) / 15,3(A)
Taxa de Compressão: 10
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas / Cilindro: 4

MECÂNICA

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: dianteira
Direção: eletrônica
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

DESEMPENHO / AUTONOMIA

Velocidade Máxima (Km/h): 183 (G/A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 11,7 (G/A)
Consumo Cidade (km/l): 14,8(G) / 7,7(A)
Consumo Estrada (km/l): 17,5(G) / 10,5(A)

DIMENSÕES / CAPACIDADE

Altura (mm): 1570
Largura (mm): 1690
Comprimento (mm): 4180
Distância entre eixos (mm): 2600
Capacidade do tanque (l): 50
Porta Malas / Caçamba (L): 449
Peso (kg): 1159

PNEUS E RODAS

Pneus Dianteiros: 185/70 R14
Pneus Traseiros: 185/70 R14
Rodas

SEGURANÇA

ABS: não disponível
Airbag: Duplo Frontal
Alarme: não disponível
Apoios de cabeça traseiros: Item de Série
Chave com telecomando: Item de Série
Controle de Estabilidade: não disponível
Controle de Tração: não disponível
Freios Dianteiros: a disco ventilados
Freios Traseiros: Tambor
Sistema Anti-Furto: não disponível

Fiat Idea

A estréia da Fiat Idea no mercado brasileiro aconteceu em 2005. Desde esse período, o modelo passou por algumas mudanças. Em 2009, por exemplo, passou por uma re-estilização. Hoje, esse modelo de minivan está à venda em sete opções: Attractive 1.4 Flex, Essence 1.6 16V Flex, Essence Dualogic 1.6 16V Flex, Sporting 1.8 16V Flex, Sporting Dualogic 1.8 16V Flex, Adventure 1.8 16V Flex e Adventure Dualogic 1.8 16V Flex.

Para os especialistas, um dos principais atrativos da Idea é o sistema Skydome, um teto solar elétrico que ocupa 70% do teto do veículo. Opcional, ele só não está disponível na versão Attractive 1.4 Flex.

O Idea mede 1,70m de altura, 1,69m de largura e 3,95m de comprimento e conta com tanque para 48L de combustível e porta malas que leva até 380L.

Fiat Idea - Interior

Em termos de desempenho o motor 1.4 Flex atinge 80 cv (gasolina)/81 cv (álcool) de potência a 5.500 rpm. Já no propulsor 1.6 16V, esses números sobem para 115 cv e 117 cv, respectivamente. Nas versões 1.8 16V, constata-se 130 cv quando abastecidos com gasolina, e 132 cv com álcool.

De forma geral, a minivan garante boa visibilidade e dirigibilidade. Os bancos são bem estruturados e de fácil regulagem para aspectos de altura, inclinação e distância em relação ao volante.

A suspensão também é bem avaliada, com testes em diferentes tipos de terreno. Um detalhes um tanto atípico é o fato do câmbio manual ter se destacado mais do que o automatizado. É que este último tem apresentado trancos na troca de marchas e demora nas respostas para ultrapassagens e arrancadas.

Em termos de design, as novas linhas externas deram um ar mais sofisticado, deixando a Idea mais alta, esportiva e moderna. A Fiat aposta em formas suaves e arredondadas que geraram impactos nas laterais e no capô.

Externamente, o modelo garante um acabamento simples e limpo. A crítica ao modelo está sempre dirigida ao acabamento interno, que na opinião dos especialistas carece de inovações.

Versões disponíveis

  • FIAT IDEA ATTRACTIVE FLEX 1.4 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 42.370,00
  • FIAT IDEA ESSENCE 16V FLEX 1.6 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 45.140,00
  • FIAT IDEA ESSENCE 16V DUALOGIC FLEX 1.6 5P 2013
    Preço sugerido: R$ 47.130,00

Galeria

  • Fiat Idea - Foto 1
    Fiat Idea - Foto 1
  • Fiat Idea - Foto 2
    Fiat Idea - Foto 2
  • Fiat Idea - Foto 3
    Fiat Idea - Foto 3
  • Fiat Idea - Foto 4
    Fiat Idea - Foto 4

Ficha técnica

MOTOR

Motor 1.4
Cilindradas (cm3): 1368
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 80(G) / 81(A)
Torque (kgf.m): 12,2(G) / 12,4(A)
Taxa de Compressão: 10,35
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas / Cilindro: 2

MECÂNICA

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Tração dianteira
Direção: Direção hidráulica
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

DESEMPENHO / AUTONOMIA

Velocidade Máxima (Km/h): 159(G) / 160(A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 14,8(G) / 14,6(A)
Consumo Cidade (km/l): 11,8(G) / 8,2(A)
Consumo Estrada (km/l): 15,7(G) / 11(A)

DIMENSÕES / CAPACIDADE

Altura (mm): 1701
Largura (mm): 1698
Comprimento (mm): 3955
Distância entre eixos (mm): 2511
Capacidade do tanque (l): 48
Porta Malas / Caçamba (L): 380
Peso (kg): 1197

PNEUS E RODAS

Pneus Dianteiros: 195/60 R15
Pneus Traseiros: 195/60 R15
Rodas

SEGURANÇA

ABS: Item de Série
Airbag: Duplo Frontal
Alarme: não disponível
Apoios de cabeça traseiros: Item de Série
Chave com telecomando: Item de Série
Controle de Estabilidade: não disponível
Controle de Tração: não disponível
Freios Dianteiros: a disco ventilados
Freios Traseiros: Tambor
Sistema Anti-Furto: não disponível