Por Rodrigo Duarte
- Atualizado
publicado em Comparativos

Várias versões populares de carros apimentados no Brasil levantam um verdadeiro dilema na opinião dos compradores e dos críticos, e a questão é a seguinte: “é mesmo ou apenas parece um esportivo?”. Essa questão é levantada cada vez que um novo carro deste tipo de modelo é lançado, e não somente pela critica, mas também pelas montadoras que se preocupam em saber se modelo que está sendo lançado será mesmo considerado um esportivo ou viverá somente de aparências.

E os modelos Nissan March SR e Renault Sandero GT Line não fogem desse questionamento. Enquanto o modelo da Nissan possui aerofólios, adesivos na carroceria, saias laterais, spoiler, rodas de liga leve aro 15, do outro lado aparece a Renault com motor 1.6 flex com pouco mais de 100 cavalos de potencia.

Para concorrem em um mercado cada vez mais difícil, cada uma das montadoras apostou em fazer os seus modelos absolutamente completos, para que possam vender como o esperado e concorrer por igual no mercado.

Enquanto o Renault Sandero custa R$ 38.470,00 e apresenta ao comprador um bom pacote fechado de equipamentos com quase todos os itens que um compacto de estrada tem a oferecer, ele ainda vem com ar – condicionado, travas e vidros elétricos, direção hidráulica, radio com CD e sistema MP3 com entradas auxiliares USB e Bluetooth e alguns comandos na coluna da direção, além do excelente sistema ABS com EBD e airbags frontais, lembrando que o projeto é um dos mais modernos já feito nessa categoria pela Renault.

Já o March da Nissan vem de serie equipado com pacote Premium, que adiciona automaticamente airbags, ABS e voltantes multifunção, com comandos de som e de Bluetooth, isso tudo pelo preço de R$ 38.690,00.

Em relação ao seu rival da Renault, o modelo apresentado pela Nissan vem com duas boas e importantes vantagens em um mercado cada vez mais competitivo: direção elétrica e ajuste elétrico dos retrovisores laterais.

Design

Neste quesito basta olhar para cada um dos carros e ver que a Renault se esforçou e trabalhou muito mais para deixar o seu Sandero mais agressivo que o March da montadora japonesa Nissan, e isso deve ser levado em conta na hora da compra, principalmente se você quer um carro “agressivo”, esteticamente falando, e que ao mesmo tempo proporcione amplo conforto a você e aos passageiros.

Para muitos críticos desta área, a verdade deverá ser dita, pois a Nissan quase não se empenhou para botar no mercado um modelo inovador e mexeu muito pouca na estética do March. O hatch que é importado de uma fabrica no México ostenta adesivos nas portas e acima dos para-lamas dianteiros e só, somente isso de “noviddae”. Por dentro, os bancos bicolores, em tons de cinza e preto deixam a cabine mais descolada, dando um ar moderno e ao mesmo tempo sofisticado ao interior do veiculo, mas o painel continua exatamente igual ao das versões anteriores, e a única novidade é o volante com os comandos.

Já no Sandero GT Line, os abacamentos em vermelho são encontrados nos bancos, volante e a alavanca do câmbio, nos cintos de segurança e nos anéis que contornam as saídas de ar e a cor também é encontrada nos relógios do velocímetro e do conta-giros.
Por fora, a estética do modelo feito pela Renault também se sobressai em relação ao hatch (básico) da Nissan, e o que é melhor, este novo modelo é menos espalhafatoso, chama menos a atenção e é ótimo para pessoas discretas, mas que querem ter um esportivo na garagem. Os responsáveis pelo design da montadora francesa acertaram a mão e deixara os para-choques mais imponentes, dando um ar de superioridade ao carro.

Os faróis de neblina aumentaram de tamanho, enquanto os faróis e lanternas usam máscaras negras para realçar a esportividade desejada pela Renault. Atrás do veiculo, foi posto um aerofólio preto acetinado que dá aquele toque final ao carro, com ponteira cromada e emoldura na parte inferior do para-choques.

Enquanto no March, a japonesa Nissan abusou dos adesivos (e bota abusar nisso) e aplicou saias laterais e spoilers. Claro que as rodas merecem um destaque especial e tanto o March quanto o Sandero utilizam conjuntos de liga leve de 15 polegadas. A Nissan optou por usar a cor cinza no seu March, enquanto a Renault aposta na pintura preto fosca no seu Sandero.

Acelerações

Os dois concorrentes apresentam motor 1.6 versão flex e produzem um certo “calor” ao volante , mas são possuem suficiência para produzir emoção em ambos, o que faz com que eles não se tornem esportivos de verdade.

Durante alguns testes realizados, o March conseguiu se sobressair no numero de acelerações e retomadas e levou 10,1 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, enquanto o Sandero levou 11,8 segundos para atingir a mesma velocidade. Já em outro teste, na retomada de velocidade entre 60 km/h a 100 km/h utilizando a quarta marcha, a Nissan obteve outra vantagem, atingiu a marca do teste em 8,8 segundos contra os muitos 10,2 segundos atingidos pela Renault.

Outro ponto importante dos testes foi a diferença mecânica de um para o outro que foi crucial até mesmo no consumo, tendo 9,7 km/l de média no March contra 9,0 km/l no Sandero em percursos mistos que misturavam testes na cidade e nas estradas. A diferença de 0,7 km/l não deverá ser muito levada em conta pelos compradores, pois como já mostrado o March possui boas vantagens sob o modelo da Renault.

A moral da historia entre as comparações entre March e Sandero são as seguintes: ambos têm nas versões SR e GT Line e lá as suas veias esportivas. Porém, nos dois modelo essa esportividade é basicamente estética, não tendo realmente a esportividade no “sangue” do carro enquanto na prática os dois compactos são espertos, produzem acelerações e retomadas animadoras aos motoristas, mas seus motores 1.6 flex não possuem potência, torque e modernidades suficientes para que possamos dizer que os dois modelos são verdadeiros esportivos.

O March,leva a vitoria nesse comparativo por ir além da estética e por possuir desempenho razoavelmente melhor, pois nãoa dá para dizer que o March possui uma superioridade em relação ao seu concorrente, o Renault Sandero. Porém a atualização feita no motor 1.6 8V melhorou e muito o apetite do “quase esportivo” da Renault, mas não com suficiência para bater o seu rival, quanto o Sandero tem a seu favor o espaço interno maior (principalmente no porta – malas) e visual mais apropriado à proposta esportiva que ambas as marcas tentaram imprimir a esses dois lançamentos, tentaram!

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