Os brasileiros já estão em quinto no lugar no mundo quando o assunto é consumir carros. Com o poder aquisitivo crescendo e a facilidade em comprar através de financiamentos e empréstimos o sonho do carro próprio é uma realidade no país. E na hora de escolher os automóveis os SVU’s e Crossovers parecem ter caído de vez nas graças da população. Apesar da imponência destes estilos de carros eles andam cada vez mais na vida urbana e família, nada de trilhas ou lama.

SUV's compactos: Tucson x Pajero TR4

A boa suspensão suporta as ruas esburacadas de cidades como São Paulo, os bancos altos assim como a altura destes carros passa a sensação de segurança nas áreas urbanas cada vez mais violenta, sem contar na boa impressão que passam ao chegar em algum local. Quem aparece com uma SVU’s / Crossovers é notado sem sombras de dúvidas. No Brasil fazem sucesso as versões 4x2 com cambio automático, o preço varia de R$ 69 mil a R$ 110 mil, e as fábricas não param a produção com o aumento das vendas.

Mercado de SUV's / Crossovers

Para se ter uma ideia do mercado de SVU’s e Crossovers no Brasil, apenas em janeiro de 2013 foram emplacadas pouco mais de 19 mil unidades, um aumento de 20,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na lista de líderes está o novo Ford Ecosport com mais de 6 mil vendas. Ele vem seguido do Renault Duster com 3.695, um crescimento de 80% com relação ao terceiro colocado o Hyundai Tucson, seguido do Mitsubishi Pajero (1.333) e Hyundai ix35 (928). Veículos novos como a Chevrolet TrailBlazer (153) está em 16º lugar e a Toyota Hilux SW4 (914) está na 6ª posição.

Tucson

O IPI reduzido colaborou para a venda destes grandes veículos. Na lista de modelos SUV que ultrapassam o valor de R$ 100 mil estão o Toyota Hilux SW4, Kia Sorento e Hyundai Santa Fé. Nos crossover de até R$ 100 mil aprecem nas primeiras posições Chevrolet Captiva, Kia Sportage, Fiat Freemont, Hyundai ix35 e Mitsubishi ASX. Nos crossover acima deste valor estão nas primeiras posições Volkswagen Tiguan, Ford Edge, Mitsubishi Outlander, Land Rover Evoque. Na linha de carros de luxo Land Rover Range Rover, Porsche Cayenne, BMW X6, são os mais vendidos.

Hyundai Tucson x Mitsubishi Pajero TR4

A Mitsubishi Pajero TR4 e a Hyundai Tucson são fortes concorrentes na categoria e SVU’s / Crossovers, além dos preços similares que ficam aproximadamente nos R$ 69 mil, possuem características próximas. São alguns detalhes que podem fazer o consumidor tomar a decisão final sobre qual modelo e marca ficar.

A começar pelo espaço interno, a nova Tucson em comparação a nova TR4 sai na frente, com espaço maior perfeito para viajar com a família ou amigos. O porta malas da Tucson possui capacidade para 664L enquanto da TR4 é de 500L. A Tucson possui 4,32 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,73 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos, com 195 mm de altura com relação ao solo. Já a Mitsubishi Pajero possui 1,71m de altura, 1,68m de largura e 4,05m de comprimento.

Quando o assunto é tração 4x4 a TR4 sai na frente, o tipo de equipamento que oferece mais segurança ao motorista. A Tucson apenas oferece 4x4 em seu modelo 2.7. A tração faz diferença principalmente para quem precisa pegar subidas íngremes e estradas irregulares.

No quesito consumo de gasolina ambas praticamente empatam, a Tucson faz entre 7 e 8 litros por quilometro e a TR4 fica na mesma faixa com 7 a 7,5 litros por quilômetros. A TR4 tem uma pequena vantagem devido ao modelo flex onde o álcool faz de 5 a 6 litros por quilômetros. Estes dados são relativos à cidade.No quesito garantia o veículo da Hyundai tem cinco anos enquanto a Mitsubishi dá apenas dois anos de garantia. Em compensação o custo da Pajero com manutenção sai mais barato que da Tucson, a marca Mitsubishi é considerada de qualidade e raramente trás problemas. No ponto seguro contra roubos e outras adversidades a Tucson tem um valor de apólice mais baixo em comparação a Pajero. A durabilidade da Mitsubishi ainda é amplamente reconhecida e sai em vantagem.

TucsonNa hora da revenda tanto uma quanto a outra tem seu valor desvalorizado, assim como vem acontecendo com todos os veículos usados que vem sofrendo com as dificuldades de venda e baixa procura. A TR4 chega a ser mais alta que a Tucson, e por isso dá uma impressão de que aguenta estradas irregulares melhor, assim o carro da Hyundai acaba sendo considerado como mais urbano, enquanto a Tucson ganha no conforto. Na hora de comprar é importante avaliar quais são as suas necessidades e se o veículo conseguirá atende-las. Para quem pretende ficar apenas no perito urbano a Tucson pode ser uma melhor opção, e a TR4 para quem gosta de pegar estradas e passear por áreas mais rurais. O TR4 é o carro para andar em terras e o Tucson é mais para o asfalto.

A Mitsubishi Pajero TR4 e a Hyundai Tucson entram na categoria SUV /crossover, ou seja, são uma SUV compacta. Ágeis, econômicos que andam perfeitamente pelas ruas da cidade e mais leves que um SUV tradicional. Os motores são potentes apesar do tamanho pequeno. É importante não confundir estes SUV /crossover com o semi-crossover onde estão modelos como o Volkswagen CrossFox, Fiat Idea Adventure, Fiat Doblò Adventure, Fiat Palio Adventure Locker, Peugeot 206 Escapade, Renault Sandero Stepway e Nissan Livina X-Gear.

Parte técnica

Apesar da Tucson ser classificada como crossover e a TR4 como jipe, elas são concorrentes diretas e possuem algumas características similares ao mesmo tempo em que outras são bem diferentes. Em seus modelos 2013 ambas contam com motor 2.0, 4 válvulas de cilindro, e quase 2000 em cilindradas. Direção hidráulica. A TR4 conta com Potência (cv) em 135(G) / 140(A) enquanto a da Tucson é de Potência (cv) em 143. Ambas possuem Injeção eletrônica - multiponto sequencial.

Na parte de mecânica a Tucson possui câmbio com 5 marchas, tração dianteira, suspensão dianteira independente e suspensão traseira independente. A Pajero TR4 possui câmbio manual com 5 marchas, tração traseira e suspensão dianteira independente. A capacidade de tanque da Tucson e Pajero se mostram diferentes, enquanto o carro da Hyundai tem capacidade para 58 litros a Pajero tem para 72 litros.

Pajero TR4

Os dois veículos tem modelos disponíveis com cambio automático que possui 4 marchas. A Tucson é um carro que chegou no mercado em 2004 e continua como um dos queridos dos brasileiros. Em design possui aspecto de carro robusto com cara de aventureiro, como um esportivo pede, sua versão flex ou a gasolina desempenham 143 cavalos.

O jipe da japonesa Mitsubishi chegou ao Brasil em 2002, e também possui um design no estilo aventura e despojado. Suas versões Gls Flex, Flex e Flex Aut  trazem o desempenho de 135 cavalos de potência.

Escolha entre Hyundai Tucson x Mitsubishi Pajero TR4

Por mais que o poder aquisitivo dos brasileiros venha subindo e a compra do carro seja uma realidade muitos ainda não sabem bem selecionar sua compra e isto pode custar caro. Modelos como Mitsubishi Pajero TR4 e a Hyundai Tucson são carros imponentes que impressionam a qualquer um, mas é importante ser consciente na compra. A Tucson é uma das líderes de venda neste segmento, adorada pela impressa e por seus usuários tem um valor de seguro mais baixo, porém pode ter custos altos de manutenção. A Pajero mesmo com valor de seguro mais alto possui uma alta qualidade é o modelo de carro que dificilmente precisa de manutenção e reparos.

 

  • Tucson (Nacional) - Foto 1
    Tucson (Nacional) - Foto 1
  • Tucson (Nacional) - Foto 2
    Tucson (Nacional) - Foto 2
  • Tucson (Nacional) - Foto 3
    Tucson (Nacional) - Foto 3
  • Tucson (Nacional) - Foto 4
    Tucson (Nacional) - Foto 4
  • Tucson (Nacional) - Foto 5
    Tucson (Nacional) - Foto 5
  • Tucson (Nacional) - Foto 6
    Tucson (Nacional) - Foto 6
  • Tucson (Nacional) - Foto 7
    Tucson (Nacional) - Foto 7
  • Tucson (Nacional) - Foto 8
    Tucson (Nacional) - Foto 8
  • Tucson (Nacional) - Foto 9
    Tucson (Nacional) - Foto 9

Quem compra a prestação precisa estar atento a todos os detalhes como o gasto com gasolina, quanto cada veiculo consome aliado às parcelas mensais. O valor da Tucson está por volta de R$ 67 mil, enquanto a Pajero está por R$ 66 mil, ou seja, quase sem nenhuma diferença. Estes valores variam na hora da escolha do modelo como cambio automático ou não e outros itens fora ou dentro de série. O problema da compra por meio de financiamento é a inadimplência que pode ocorrer no futuro. A falta de pagamento das prestações faz com que o dono do veículo comece a acumular dividas podendo a chegar a ponto de ter que devolver o veículo para a instituição financeira. São os casos de inadimplência que colaboram para o aumento das taxas de juros. Quanto mais clientes em dívidas, mais o banco precisa aumentar as taxas para compensar.

  • Pajero TR4 - Foto 1
    Pajero TR4 - Foto 1
  • Pajero TR4 - Foto 2
    Pajero TR4 - Foto 2
  • Pajero TR4 - Foto 3
    Pajero TR4 - Foto 3

A realização do test-drive ajuda o consumidor a se decidir pelo melhor, e ajuda sentir que fez a melhor escolha se sentindo confortável. Comprar veículos como estes requer planejamento. As vendas da Pajero TR4 representam de 25% a 27% do que fatura a Mitsubishi no Brasil hoje. A Tucson já é querida dos brasileiros com milhares de unidades vendidas. Fora do Brasil o modelo corresponde ao iX35, e a Tucson não é vendida fora do país. Para quem deseja comprar uma Tucson ou Pajero TR4 ainda há a opção de busca por veículos usados, onde o valor pode chegar pela metade. É importante encontrar uma loja de confiança e credibilidade.