O mercado de SUV’s / Crossovers médios é um dos que mais crescem no mundo inteiro e as melhores marcas já estão atentas às oportunidades.

Comprar um carro desse porte exige maior atenção já que o brinquedinho custa caro e com a concorrência acirrada é sempre bom saber qual é a opção que realmente está à frente.

SUV's: ix35 x CR-V x Sportage

Um dos nossos objetivos principais é mostrar a você, uma lista de diferenciais que tornam um modelo mais eficiente e com melhor custo benefício do que o outro.

Se você pesquisar, encontrará facilmente outros modelos dentro da categoria, mas a maioria deles tem como grande problema itens de série básicos demais por preços muito altos.Por tal motivo, hoje vamos falar dos que são mais procurados entre as categorias e possuem maiores potenciais de concorrência.

Para ajudar você na escolha, fizemos o comparativo entre os modelos Hyundai ix35, Honda CR-V e Kia Sportage.

3º Lugar – Sportage 2.0

O modelo da Kia tem um acabamento de excelente qualidade, além do seu estilo e dos materiais especiais, mas como nem tudo é perfeito, o seu grande problema é não ter certos equipamentos de série.

Sportage 2.0

Por exemplo, o farol de led e o piloto automático são grandes atrativos, não é mesmo? Mas, no Sportage eles são opcionais, tais como a câmera de ré, ar digital, banco de motorista elétrico, dual-zone, bancos de couro, computador de bordo, entre outros opcionais.

Outros opcionais como airbags laterais e teto solar panorâmico também somam mais valor ao pacote.

Escolher um Sportage sem alguns pacotes opcionais pode desvalorizar e muito o veículo, e esse é um dos grandes problemas do modelo.

Interior do Sportage

Apesar das rodas com aro 18 serem cheias de estilo, elas não são sinônimo de conforto e em regiões com asfaltos irregulares, o carro pode sofrer muito.

Detalhes

O modelo é alto, mas não faz feio nas curvas e conta com frenagem eficiente.

Possui câmbio automático de seis marchas eficiente.

O modelo é um pouco salgado quando comparado a outros modelos da categoria.

Ponto positivo

O veículo conta com tecnologia flex e ainda têm os faróis de leds que apesar de serem oferecidos como opcionais são exclusivos.

  • Sportage - Foto 1
    Sportage - Foto 1
  • Sportage - Foto 2
    Sportage - Foto 2
  • Sportage - Foto 3
    Sportage - Foto 3
  • Sportage - Foto 4
    Sportage - Foto 4
  • Sportage - Foto 5
    Sportage - Foto 5
  • Sportage - Foto 6
    Sportage - Foto 6

Ponto negativo

O preço é muito alto para a categoria, ainda mais pelo fato dos poucos itens de série e da necessidade de comprar pacotes opcionais para valorizar o carro.

2º lugar: Hyundai ix35 2.0

O veículo não é tão distante do Sportage, mas o seu diferencial em relação ao terceiro colocado já começa com o preço que é menor do que o Kia.

Mas, apesar do preço mais baixo, espere o mesmo do ix35 em relação aos itens opcionais, pois para ter o máximo de itens do carro é necessário recorrer aos pacotes.

Hyundai ix35

Se você olhar o modelo em linhas gerais, ficará na dúvida se perguntando qual é o motivo dele estar à frente do Sportage, já que o modelo da Kia para ser bastante atrativo com os seus projetores e leds. Mas, a diferença está na cabine do ix35 com um sistema multimídia impressionante com tela sensível ao toque e o melhor: o equipamento é de série.

O equipamento é bastante intuitivo e bonito e oferece diversas funções como GPS, câmera traseira e informações de áudio.

Nas provas de desempenho o ix35 se mostrou bem e a sua versão flex adotada recentemente aumentou ainda mais os atrativos da versão.

Os preços do modelo da Hyundai seguem a média do segmento e não possui muitas diferenças dos demais modelos.

Detalhes

A dirigibilidade desse modelo é surpreendente, principalmente quando se analisa o porte do utilitário. O seu comportamento em frenagens e curvas é eficiente.

O modelo da Hyundai tem aceleração mais rápida e nos testes obteve as melhores respostas de retomada.

Hyundai ix35

O estilo da Hyundai é uma das características mais importantes da identidade da marca e no caso do ix35, esse estilo veio mais forte do que nunca.

Apesar de ser um carro caro, ele é mais barato para manter e, além disso, ainda conta com uma garantia de cinco anos, que ao longo do tempo de uso fará toda a diferença.

Ponto positivo

A nova versão do carro tem motor flex, um volante especial que tem ajuste de profundidade e GPS com integração ao painel em todas as versões, desde as mais básicas.

  • ix35 - Foto 1
    ix35 - Foto 1
  • ix35 - Foto 2
    ix35 - Foto 2
  • ix35 - Foto 3
    ix35 - Foto 3
  • ix35 - Foto 4
    ix35 - Foto 4
  • ix35 - Foto 5
    ix35 - Foto 5
  • ix35 - Foto 6
    ix35 - Foto 6
  • ix35 - Foto 7
    ix35 - Foto 7
  • ix35 - Foto 8
    ix35 - Foto 8
  • ix35 - Foto 9
    ix35 - Foto 9

Ponto negativo

O computador de bordo do ix35 não fornece as informações sobre o consumo do carro.

1º lugar: Honda CR-V 2.0

Essa é uma das gerações do segmento que mais surpreenderam os especialistas e compradores do segmento.

A mudança da nova versão passou por modificações muito interessantes com um modelo bem mais atraente, principalmente entre quem adora tecnologia.

O modelo conta com um recurso especial, chamado de ECON que pode ser ativado através de um botão localizado no painel do automóvel. Para que o CR-V consuma menos, o sistema especial consegue fazer cartografias eletronicamente mais leves para fazer o gerenciamento do motor, do câmbio, do ar-condicionado e acredite: até do seu piloto automático.

Honda CRV

O painel ainda tem mais destaques com dois luminosos arcos verticais que tem a cor alterada conforme o consumo.

Além de tanta tecnologia surpreendente, o modelo ainda conta com computador de bordo e câmera de ré especial.

Um dos problemas da marca é a limitação que a fábrica implica nos equipamentos, pois ela não oferece os famosos opcionais e se o comprador quiser mudar a configuração terá que migrar de uma versão para outra.

No modelo mais avançado, o comprador conta com controles de estabilidade, tração 4x4, airbags laterais, bancos de couro e teto solar.

Apesar do painel e das portas serem feitos com um tipo de plástico duro, o visual do material não deixa de ser agradável.

Honda CRV

No caso do banco dianteiro, os recursos não são atrativos, pois falta ajuste elétrico, o mesmo acontece com os bancos do passageiro que não contam com nenhum recurso que se transforma em mesa oculta, por exemplo.

Mas, apesar dessa falta, entre o comparativo eles são indiscutivelmente melhores do que os das outras versões.

Nos testes, os bancos mostraram que podem sustentar muito bem o corpo, principalmente quando o caminho conta com curvas.

Ele atingiu uma média no desempenho e ficou acima da média em quesitos de consumo. Em relação ao preço, apesar de ser o melhor, é a opção mais barata do comparativo, fator que fecha com grande estilo o motivo de ele liderar o guia.

Detalhes

Apesar de estar na frente, em questões de suspensão, o modelo pode apresentar certa inclinação em curvas mais acentuadas.

O câmbio automático de cinco marchas e o motor 2.0 são bastante eficientes, mas apesar da qualidade podem perder um pouco de força em subidas.

A carroceria tem um visual bastante agradável que atrai os compradores visualmente pelo design e linhas de acabamento diferenciado.

Dentro do veículo, o comprador terá uma opção com muito conforto e espaço que tomam à frente novamente por oferecer a visibilidade que é considerada a melhor perante aos concorrentes.

Honda CRV

O preço do modelo é atraente quando comparado aos seus concorrentes e pode ser um diferencial competitivo na hora da escolha.

Além de o modelo estar á frente nesse comparativo, ele ainda se mostra eficiente, pois nos outros comparativos que colocam diversas opções de veículos da categoria, o CR-V consegue ficar em segundo lugar, perdendo apenas para o 308 da Peugeot que surpreendeu os especialistas, pois concorreu com outros modelos muito mais famosos e garantiu o seu lugar mais do que especial na liderança.

Ponto positivo

É possível rebater de maneira muito simples e segura os bancos traseiros e o recurso ECON foi excelente nos testes, mostrando que realmente é eficaz na economia de gasolina.

  • CRV - Foto 1
    CRV - Foto 1
  • CRV - Foto 2
    CRV - Foto 2
  • CRV - Foto 3
    CRV - Foto 3
  • CRV - Foto 4
    CRV - Foto 4
  • CRV - Foto 5
    CRV - Foto 5
  • CRV - Foto 6
    CRV - Foto 6

Ponto negativo

O carro poderia ter câmbio sequencial.

Conclusão

A ideia de fazer o comparativo não é mostrar que um carro é perfeito e o outro é inviável, mas sim analisar diversos pontos em comum que farão diferença na sua experiência com o carro.

O líder do nosso comparativo tem defeitos, assim como os outros, mas a liderança se deve ao fato dele estar à frente em linhas gerais e, além disso, ainda oferecer um pacote de custo benefício bastante atraente.

Antes de comprar o seu modelo de SUV valorize cada detalhe da mesma maneira que abordamos aqui, pois os compradores desse tipo de categoria normalmente precisam de um automóvel que exige mais quando comparado a outros tipos de categorias e pagam mais por essa escolha.

Dica

Antes de comprar um modelo de SUV, verifique com antecedência sobre os valores dos itens opcionais e confira se eles farão ou não diferença para que o seu automóvel tenha melhor desempenho nas ruas e estradas, pois vale a pena pagar a mais por itens diferenciados.

E você, o que achou do nosso comparativo? Você já comprou um desses modelos, conhece outros ou se identificou com a lista? Deixe a sua opinião para que juntos possamos tornar o comparativo ainda mais atraente para quem precisa escolher entre um desses modelos.