O mercado de alta tecnologia anda invadindo o território da indústria automobilística com uma força realmente grandiosa, e por conta disto, cada vez mais parcerias e inovações estão sendo feitas pelas principais montadoras mundiais.

Prova disto é o anúncio de que a BMW já prepara um modelo de óculos de realidade aumentada para ser apresentado durante a próxima edição do Salão de Xangai, que irá ter seus portões abertos ao público em geral no próximo dia 20 de abril.

Uma invenção pioneira

BMW prepara óculos de realidade aumentada para o Salão de Xangai

O Salão de Xangai, que irá abrir seus portões para o grande público em 20 de abril próximo, já é muito aguardado por uma série de fatores relacionados aos lançamentos de modelos importantes que serão feitos por lá neste ano.

Mas o que diferencia a edição deste ano de outras é a presença de novidades de teor tecnológico rivalizando com os modelos de carros que normalmente são as estrelas máximas deste tipo de evento.

Um excelente exemplo disto é a invenção pioneira que a BMW está preparando para apresentar durante o evento, um modelo de óculos de realidade aumentada que deverá surpreender a todos os presentes.

O modelo é chamado de Mini Augmented Vision, e é um projeto de óculos de realidade aumentada que foi desenvolvido pela Mini, a subsidiária da BMW responsável pelos famosos carrinhos esportivos que o mundo inteiro conhece.

Estes óculos oferecem aos motoristas, segundo informações oficiais, muitas informações importantes, que deverão mudar para sempre a maneira como os motoristas interagem com seus veículos.

A ideia da BMW com este projeto é a de simplesmente “revolucionar a experiência dentro e fora do carro”, segundo as palavras do gerente de pesquisa e tecnologia do grupo BMW, Dr. Jörg Preissinger.

BMW prepara óculos de realidade aumentada para o Salão de Xangai

O que ele faz?

As informações que foram divulgadas pela BMW mostram que o Mini Augmented Vision é capaz de fazer uma série de coisas, incluindo a visualização nas lentes de dados de navegação importantes, tais como velocidade, pontos de interesse ao longo da rota e limites de velocidade das vias trafegadas.

Será possível também que alertas de SMS sejam emitidos, melhorando a forma como o motorista interage com outras mídias e facilitando a comunicação, tornando-a ainda mais inteligente.

No entanto, a coqueluche do momento dentre os recursos que ele oferece está no “estacionamento aumentado”, que permite ao motorista, por meio da projeção de imagens nas lentes que são captadas por uma câmera que está posicionada no espelho retrovisor, entender quais são as reais distâncias na hora de manobrar.