Um carro híbrido chinês entrou para o livro dos recordes, o famoso Guinness Book, pela autonomia obtida durante seus testes. De acordo com as informações divulgadas pela montadora, o sedã híbrido plug-in D7 DMH conseguiu percorrer 2.208 quilômetros com uma única carga de bateria e um único tanque de combustível.

Carro híbrido chinês consegue recorde com 2.200 km de autonomia

O registro, que foi parar no livro dos recordes, relata que o percurso durou 4 dias, com o carro viajando entre Lanzhou e Urumqi, na China. A rota incluiu variações de temperatura entre -8°C e 30°C, com uma diferença de altitude de 1.600 metros.

Segundo a montadora, o carro possui um motor 1.5 aspirado a gasolina combinado com um motor elétrico dianteiro, totalizando 204 cv e 33,6 kgfm. A bateria de 21,4 kWh permite uma autonomia elétrica de 125 km.

O motor a combustão apresenta uma taxa de compressão de 16:1, superior à média de 9:1 a 11:1 dos motores convencionais. A eficiência energética atinge 43%, com transmissão DHT de única velocidade.

Na China, o modelo também é oferecido em versões totalmente elétricas, com baterias de 59,2 kWh ou 68,5 kWh, proporcionando autonomias de 510 km e 610 km, respectivamente, segundo o ciclo chinês de medição.

Carro híbrido chinês consegue recorde com 2.200 km de autonomia

Oficialmente, a autonomia declarada pelo ciclo chinês é de 1.400 km, o que não coloca o D7 DMH como o carro com maior autonomia oficial, já que o BYD Song Plus DM-i promete 1.500 km pelo mesmo ciclo.

O modelo foi lançado oficialmente em novembro do ano passado, sendo o principal representante da mais recente geração de veículos híbridos plug-in da marca Roewe, pertencente ao grupo SAIC, que mantém uma joint venture com a General Motors.

Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do carro no Brasil, pois a marca chinesa não anunciou planos para atuar no mercado nacional.