Na hora da escolha de um veículo alguns critérios tornam-se indispensáveis. Entre eles, estão o conforto, a segurança, o desempenho do motor e, sem dúvidas, o consumo de combustível do automóvel. Para facilitar a escolha do consumidor, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza anualmente o Programa de Etiquetagem Veicular que atribui notas de A (mais eficiente) até E (menos eficiente) e devem estar exibidas nos veículos nas concessionárias e lojas.

Com o avanço da tecnologia das indústrias automobilísticas, alguns fatores são determinantes à autonomia do veículo, como: redução do peso, melhoria na aerodinâmica, transmissão inteligente, melhoria do motor, bem como o sistema de câmbio manual ou automático.

Carros mais econômicos

A pesquisa foi realizada com 327 modelos de 25 marcas disponíveis à venda no país. O estudo considera fatores como o trânsito caótico das grandes cidades e o uso do ar condicionado, criando o chamado “fator de correção” que piora o desempenho em veicular em 18%, haja vista tais alterações. Dentre os veículos listados, selecionamos os modelos mais vantajosos aos consumidores que priorizam a autonomia na hora da compra, fazendo uso de menos gasolina como combustível.

  • Toyota Prius: o veículo nota A, tem autonomia média de 15,7km/l na cidade e 14,3km/l na estrada;
  • Lexus CT200h: recebendo nota A, o modelo roda, em média, 15,7km/l na cidade e 14,2lm/l na estrada;
  • Renault Clio 1.0: o popular destaca-se com a nota A e capacidade de atingir 14,3km/l na cidade e 15,8km/l na estrada;
  • Smart Fortwo Mhd 1.0: o modelo compacto surpreende ao rodar, em média, 13,2km/l na cidade e 14,4km/l na estrada;
  • Nissan March 1.0: o veículo, também nota A, chega a fazer 12,6km/l na cidade e 15km/l na estrada;
  • Fiat Uno 1.4 Economy: nota A, roda 12,5km/l na cidade e 15,2km/l na estrada;
  • Volkswagen Up 1.0: o novo modelo chega aos 13,2km/l na cidade e 14,3km/l na estrada;
  • Fiat Palio Fire Economy 1.0: o veículo recebeu nota A e alcança 12,3km/l na cidade e 15km/l na estrada;
  • Volkswagen Fox Bluemotion 1.0: o modelo brasileiro recebeu nota A rodando, em média, 12,7km/l na cidade e 14,4km/l na estrada;
  • Renault Sandero Authentique 1.0: também Nota A, o automóvel, com uso de gasolina, faz 12,9km/l na cidade e 13,8km/l na estrada.

Carros mais econômicos

Contudo, investindo cada vez mais em novas tecnologias, como os modelos híbridos e outras tendências ecologicamente corretas, os veículos tendem a reduzir a emissão de poluentes e melhorar seu desempenho, com consumo reduzido.