Parece um helicóptero desengonçado sem a hélice, mas na verdade é um carro voador. O protótipo do veículo foi criado pela empresa norte-americana Terrafugia e se chamará Transition – um híbrido de carro e avião. Seu lançamento está previsto para 2016, e quem quiser desembolsar cerca de US$ 280 mil poderá ter um na garagem.

No entanto, o Transition não é o único modelo de carro voador que está sendo testado. O Aeromobil 2.5, do designer eslovaco Stefan Klein, é um protótipo que já passou por testes e levantou voo. Com aparência mais aerodinâmica e menos robusta que o anterior, o Aeromobil atinge uma velocidade de 700 km/h, 200 a mais do que faz em terra e 350 a mais do que o Transition. Além disso, suas asas são dobráveis, para quando ele for usado como carro terrestre também.

Quando chegarão os carros voadores?

Apesar de custar o preço de um carro de luxo, a grande preocupação acerca dos carros voadores é a segurança. O criador do Transition, Carl Dietrich, afirmou que o veículo contém airbags para o motorista-piloto, imagens renderizadas em computador sobre a área sobrevoada – o que ajudará em caso de neblina, por exemplo – além de um paraquedas emergencial. Basta o motorista puxar uma alavanca, que o Transition cairá levemente no solo.

O grande interesse nesse novo tipo de veículo é escapar do trânsito, que vem ficando cada dia mais caótico. Dietrich também disse que o atrativo de um carro voador é ser um avião mais fácil de pilotar.

Eu posso pilotar um carro voador?

E, por falar nisso, quem quiser ser motorista-piloto precisa passar por testes e tirar uma licença, como se fosse uma carteira de habilitação especial para aquele tipo de veículo. O motorista precisa de 20 horas de voo para obter a licença.

Quando chegarão os carros voadores?

Mas, como nem tudo são flores, quem tiver um carro-voador não poderá simplesmente pegá-lo de manhã para ir ao trabalho como um carro normal. Pelas leis de aviação dos Estados Unidos, só é permitido decolar e aterrissar nos aeroportos. Os carros-voadores, na verdade, são como helicópteros mais baratos.

Por mais que pareça ainda um sonho distante, há vários protótipos de carros-voadores sendo testados ao redor do mundo, e a tecnologia se aprimora cada vez mais. O preço é um bem salgado ainda, e as restrições para pilotá-lo também são grandes, mas quem passa horas no congestionamento diariamente certamente agradece a atenção dedicada ao assunto, que um dia pode vir a se tornar popular.