O mercado de luxo, apesar da crise econômica que o Brasil ainda enfrenta, apresenta um crescimento praticamente constante nas últimas décadas, especialmente relacionado ao segmento automobilístico. E isso faz com que diversos outros produtos e serviços surjam para atender as demandas que passam a ser criadas com este tipo de mercado.

Conheça os “mimos” oferecidos pelas oficinas de luxo

Um exemplo são as chamadas oficinas de luxo, criadas especialmente para as pessoas que adquirem veículos de alto padrão. Esqueça as tradicionais manchas de graxa que podem ser encontradas nas oficinas convencionais. Nestes espaços, as oficinas se tornam praticamente extensões das lojas que comercializam estes carros de luxo.

A metodologia de trabalho e o espaço das oficinas de luxo lembram basicamente o de um ateliê, onde os carros não passam pelos tradicionais atendimentos rápidos, e sim ficam parados cerca de dois dias para que eles possam passar por todos os procedimentos.

Os detalhes do atendimento destas oficinas impressionam pelo zelo em todos os passos que acabam sendo dados dentro da oficina. Por exemplo, as placas dos carros acabam sendo tapadas para que os donos dos veículos mantenham sua privacidade. Além disso, são colocadas mantas de tecido para cobrir a lata e evitar qualquer tipo de arranhão que o carro possa ter.

Conheça os “mimos” oferecidos pelas oficinas de luxo

Os profissionais que acabam encarando o desafio de manter uma oficina de luzo precisam realmente levar em consideração que estão atendendo a um público completamente diferente em relação as exigências. Mas não são apenas os clientes finais que exigem certos cuidados. Essas oficinas, para que elas possam ser credenciadas pelas marcas de luxo, também precisam atender a uma série de demandas vindas justamente das grandes montadoras.

Os profissionais que lidam diretamente com carros como Ferrari e Porsche precisam passar por uma série de treinamentos constantes para conseguir lidar com os carros, especialmente em relação as novidades que chegam. Geralmente estes treinamentos são feitos no exterior, muitos nas sedes das montadoras.

O serviço destes profissionais acaba sendo facilitado, de certa forma, pela tecnologia envolvida nos serviços de manutenção e dos próprios carros. Os elevadores, por exemplo, são responsáveis pelo diagnóstico completo dos carros. Desta etapa saem cerca de 30 páginas com todos os dados do veículo.

Caso surja alguma situação que os profissionais não conseguem resolver localmente, as oficinas de luxo contam com sinais abertos para conferencias com os centros de reparo das próprias montadoras, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.