A busca incessante pelas tecnologias e pela infraestrutura que vai finalmente permitir que as pessoas consigam efetivamente utilizar um carro autônomo segue através de investimento e pesquisas de diversas empresas. Mas existem muitas companhias que já querem ir além, criando o carro que permita com que as pessoas se desloquem pelos ares, e não pelas estradas.
Pois tudo indica que a cidade mais extravagante do mundo está fazendo de tudo para ter a sua primeira linha de taxis aéreos. A ideia é ter veículos que tenham a capacidade de levar as pessoas de um ponto ao outro voando, sendo que os primeiros protótipos apresentados funcionam apenas com um único lugar.
A administração da cidade de Dubai afirma que um dos principais problemas que está sendo enfrentado em relação a mobilidade urbana é justamente a grande quantidade de congestionamentos que acontecem, mesmo com as grandes vias públicas que a cidade construiu ao longo dos anos.
Portanto, decidiu investir em pesquisa e no desenvolvimento desta nova tecnologia de transporte. E algo que já salta aos olhos e acaba diferenciando este projeto de outros é o fato de ser uma iniciativa da própria cidade, que foi buscar as empresas parceiras. Isso garante que, quando o projeto efetivamente estiver pronto para ser lançado, em termos de tecnologia, não haverá empecilhos legais.
O modelo apresentado durante os primeiros testes foi chamado de Ehang 184 e sua fabricação é chinesa. Diferentemente de um carro voador, que daria total autonomia para o motorista, o modelo de drones que se transformam em táxis são diferentes, uma vez que todos os destinos e deslocamentos estarão previamente programados.
A pessoa entra dentro do drone e seleciona, através de um painel touch, o local para onde ela deseja se deslocar, e a partir deste momento o drone faz o resto do trabalho. Toda a viagem será monitorada em tempo real por uma central de controle e de comando.
Em termos de desempenho, este drone consegue atingir uma velocidade de até 100 km/h, chegando a uma altura de 300 metros. Para isso, ele conta com um conjunto de oito hélices, e conta com autonomia de 30 minutos de voo. Depois, o veículo precisa de duas horas de recarga para continuar voando. A fabricante garante que o drone é seguro e conta com diversos mecanismos de segurança.
A ideia da administração de Dubai é que os taxis aéreos comecem a funcionar ainda este ano.