Quando se fala em carro autônomo, muitas pessoas ainda imaginam carros que acabam se deslocando nas ruas das grandes cidades sem que tenha qualquer tipo de motorista ao volante. É claro que esse não deixa de ser o grande objetivo da indústria como um todo, mas ainda não chegamos neste ponto.

Entenda os cinco níveis de direção autônoma

Mesmo assim, já temos uma grande quantidade de tecnologias autônomas circulando nos carros. Para entender melhor o nível que um determinado veículo possui em termos de tecnologia autônoma, foi criada uma escala que determina a posição que um determinado carro utiliza.

A definição dos níveis de autonomia de um determinado carro é feita por uma escala criada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos. São seis níveis distintos que vão de SAE 0 a SAE 5, e a principal informação acaba sendo o quão independente um determinado sistema é. Confira as características de cada um destes níveis de automação.

SAE 0

Nesta categoria estão todos os veículos que não contam com qualquer tipo de automação, o que acaba sendo o caso da grande maioria dos veículos que são comercializados no mercado brasileiro.

SAE 1

Neste primeiro nível de automação os carros contam com determinados sistemas que ajudam o condutor a resolver problema simples. Estes sistemas estão se tornando cada vez mais populares em carros que não saem tão caro para os consumidores. Dentre os sistemas que fazem parte deste nível estão os de manutenção de aceleração, por exemplo.

SAE 2

Este é o sistema de automação que pode ser encontrado em diversos mercados, incluindo os do Brasil, e que pode ser considerado como os veículos efetivamente de entrada do mercado de automação. Neste nível, os sistemas permitem acelerar e frear, bem como direcionar ou ajudara manter o carro em uma determinada direção.

SAE 3

Entenda os cinco níveis de direção autônoma

Os modelos deste nível devem começar a ser vendidos no mercado a partir do ano de 2021. Eles poderão se movimentar por conta própria e farão monitoramento ativo do ambiente. Eventualmente o motorista terá que assumir o controle do carro.

SAE 4

Ao chegar neste nível, que também é esperado para 2021, os motoristas poderão até mesmo dormir dentro do carro enquanto estiver se deslocando. Os carros deverão ter sistemas que consigam reagir em determinadas situações de perigo.

SAE 5

Neste estágio, esperado para a partir de 2030, os veículos não terão nenhuma necessidade da interferência humana, sendo que alguns modelos devem até mesmo impedir a interferência das pessoas. O motorista se torna um mero passageiro.