Muita gente já viu veículos movidos por motores a diesel circulando pelas ruas do mundo, sendo que os exemplos não faltam, já que há caminhões, ônibus, caminhonetes e muitos outros.

No entanto, talvez poucas pessoas saibam qual é a origem do motor a diesel, e qual é a sua verdadeira História, portanto, vamos explicar melhor como este importante motor foi concebido.

História do motor a diesel

O homem que deu seu nome ao motor a diesel é francês, e nasceu em Paris no ano de 1858. Seu nome: Rudolf Diesel, filho de uma governanta professora de línguas e de um artista.

Após ser deportado junto de sua família em virtude da Guerra Franco-Prussiana, Rudolf foi viver em Londres, sendo que depois de alguns anos retorna à cidade natal de seu pai, Augsburg, que é onde começa a estudar na Royal County Trade School.

Depois dali, ganha uma bolsa de estudos na Technische Hochschule of Munich, e acaba por se tornar um aluno brilhante, e acaba por conhecer Carl von Linde, que era um dos inventores pioneiros na área da refrigeração, que o toma como seu protegido.

Na Suíça, se torna um maquinista e designer, além de também se aproximar das áreas da arte e da política, aprendendo e se aprimorando área da refrigeração, o que irá lhe ajudar em muito a desenvolver sua maior criação, o motor a diesel.

O primeiro motor a diesel foi criado em 1893, com uma tecnologia relativamente simples, mas que era considerada extremamente avançada para sua época, sendo que as intenções de Rudolf, o seu criador, eram as de levar seu motor para ser utilizado na indústria naval da Inglaterra.

Neste primeiro motor a diesel, o combustível utilizado para alimentá-lo foi o óleo vegetal, mas atualmente, o combustível utilizado é o óleo diesel, que nada mais é do que um hidrocarboneto resultante da destilação do petróleo exposto à temperaturas de 250°C e 350°C.

História do motor a diesel

A evolução do motor a diesel teve início no final do século XIX, quando o primeiro protótipo foi inventado, sendo que ela se seguiu pelo século XX, quando, aos poucos, o óleo vegetal foi sendo substituído pelo composto de petróleo chamado de óleo diesel.

Nos anos 1970, por causa do aumento no preço do petróleo devido a conflitos mundiais, as pesquisas para retomar o óleo vegetal para ser usado nos motores a diesel voltam a ganhar força.

Nos anos 1980, novamente há um declínio do interesse pelos óleos vegetais, que voltariam com força novamente por questões ambientais nos anos 1990 e nos dias atuais.