Veículos que passam pelo cotidiano de um Papa normalmente ganham grande visibilidade. Recentemente, o atual líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, recebeu de presente uma moto BMW R 18 Transcontinental. Agora, o presente foi leiloado por um valor considerável: mais de R$ 1 milhão.
O leilão aconteceu no último dia 18 de outubro, na Motorworld Munique (ALE), em uma ação organizada pela Sotheby’s em benefício da organização missionária católica Missio Áustria.
O presente foi entregue durante uma cerimônia especial no Vaticano, ocorrida no dia 3 de setembro de 2025. A motocicleta foi projetada e doada pela BMW Motorrad exclusivamente para essa ocasião. Mas o religioso decidiu não incorporar o veículo ao patrimônio da Igreja e rapidamente o encaminhou para doação.
Um dos motivos para que a moto fosse leiloada rapidamente é que o Papa não anda de motocicleta. Ele utiliza outros veículos em sua locomoção do dia a dia, especialmente um Mercedes-Benz Classe G elétrico, que atualmente é considerado o “Papamóvel”.
A moto possui um motor boxer bicilíndrico de 1.802 cm³, com 91 cv a 4.750 rpm. Ela pesa cerca de 427 kg em ordem de marcha, mas também oferece um torque tão impressionante quanto seu tamanho e peso: 18,3 kgfm.
Uma série de tecnologias também pode ser encontrada na moto, incluindo um display TFT de grandes dimensões, um sistema de som da Marshall, além de manoplas aquecidas, controle de cruzeiro, assistência de ré e diversos outros sistemas de assistência.
A versão que foi oferecida de presente para o Papa possui alguns elementos diferenciados e exclusivos, incluindo uma pintura à mão elaborada, superfícies aprimoradas e a assinatura pessoal do Pontífice no tanque.