Nesta semana um fato acabou marcando mais uma grande investida da empresa chinesa BYD no mercado nacional: a chegada do navio cargueiro Explorer Nº 1 com 5 mil veículos elétricos e híbridos que serão vendidos por aqui. O barco chegou na última segunda-feira, dia 27, no Porto de Suape, em Pernambuco.

Navio da BYD desembarca no Brasil com 5 mil carros

A chegada do navio foi tratada como um grande evento. De acordo com os números apresentados pela montadora, o cargueiro possui a capacidade de transportar até 7 mil veículos de uma única vez. Ele conta com quase 200 metros de comprimento. Parta chegar até o país, o modelo levou 27 dias, saindo da China.

No desembarque chegou ao Brasil alguns modelos novos que devem fazer uma estreia em breve, incluindo o BYD King. O sedã híbrido deve acabar sendo lançado especialmente para competir com o Toyota Corolla Hybrid. Também desembarcou poro aqui o BYD Song Pro, carro que será um SUV de entrada da marca.

Navio da BYD desembarca no Brasil com 5 mil carros

Essa nova carga deve continuar abastecendo o mercado com modelos da BYD que estão se destacando na venda de elétricos e híbridos por aqui. Ao longo deste ano de 2024, já foram emplacas mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a mais emplacar carros no país, no ranking geral entre todas as marcas segundo dados da Fenabrave.

“O Brasil hoje é maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari (BA) está em ritmo acelerado. No fim deste ano começamos a montar os carros na Bahia e já a partir do ano que vem a BYD vai produzir os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional. O país que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo tem todo potencial para virar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está a cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável“, declarou Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.