A vida na Rússia conta com diversas particularidades que acaba realmente causando uma certa estranheza em boa parte do resto do planeta. Uma das novidades que ganharam destaque na imprensa internacional nos últimos dias foi o fato de que cidadãos comuns podem comprar o seu próprio tanque de guerra. E o preço é o equivalente ao que costuma ser pago por modelos de carros esportivos.

É possível comprar um tanque na Rússia pelo preço de carros esportivos

De acordo com as informações que foram divulgadas pela mídia, diversos tanques que antes eram utilizados na guerra, como o lendário T-34 ou o T-22, podem ser encontrados para compra. Todos estes veículos não estão sendo utilizados e acabaram sendo vendidos pelo exército, como uma forma de recuperar um pouco da grande quantidade de dinheiro que eles acabam gastando neste tipo de item.

O mais impressionante é que alguns modelos podem ser comprados pela internet. Recentemente um colecionador de tanques dos mais variados tipos fez uma compra pelo popular site eBay. Sua aquisição foi um tanque modelo Type 69, de fabricação iraniana, e que ficou conhecido como uma cópia do tanque médio soviético T-55.

O mais impressionante dessa história não foi o fato de que um cidadão relativamente comum comprou um tanque de guerra pela internet, mas no fato da surpresa que ele teve dentro do veículo: cinco barras de ouro, que provavelmente acabaram sendo roubadas pelos soldados iranianos durante uma incursão feita pelo Kuwait.

É possível comprar um tanque na Rússia pelo preço de carros esportivos

Segundo um levantamento feito pela imprensa internacional, um tanque blindado que já foi utilizado pelo exército soviético custa aproximadamente US$ 400 mil no momento da compra. Neste caso, a compra dentro do país deve ser feita somente em empresas e associações especializadas. O exército costuma vender diretamente somente veículos como transporte, jipes militares e barcos de pequeno porte.

Mesmo sendo fácil comprar um veículo deste porte, na Rússia as pessoas que compram devem ter alguns tipos de documentos, tais como um certificado especial comprovando que aquele item não possui valor cultural.

Existem até mesmo empresas que se especializaram na restauração dos tanques que são comprados e que estão em más condições, que podem ser encontrados não apenas na Rússia mas também em outros lugares da Europa Oriental.