Será que os manobristas estão com os dias contados? A Hyundai passou a fazer testes com um novo sistema de robôs criados com o objetivo de estacionar e manobrar os carros. O equipamento, que lembra um skate do futuro, conta com uma série de tecnologias que organizam os carros em pátios de forma completamente autônoma.
O robô que possui a capacidade de estacionar os carros está sendo chamado de WIA pela montadora Hyundai. Ele pode atuar tanto em carros que possuem tecnologias autônomas quanto com os veículos mais tradicionais, que não contam com essas tecnologias mais avançadas. No entanto, pelo menos esse modelo, suporta veículos de até 2,2 toneladas.
Além de atuar de forma completamente externa em relação ao veículo, um outro diferencial do sistema WIA quando comparado com qualquer outra tecnologia de assistência de estacionamentos é que ele faz todo o trabalho sem a necessidade de dar partida.
Cada robô possui, no máximo, 110 mm de altura, e trabalham sempre em pares, deslizando autonomamente sob o veículo-alvo e acionando pares de braços para levantar o carro sob os pneus. Os robôs podem se mover omnidirecionalmente, aproveitando ao máximo estacionamentos lotados.
Para permitir que eles consigam fazer todo o trabalho de movimentação nesse espaço, são equipados com câmeras e LiDAR. De acordo com os dados que foram divulgados pela marca, eles conseguem se mover 1,2 metro por segundo e o sistema de controle consegue operar até 50 unidades ao mesmo tempo.
Atualmente, os robôs manobristas estão sendo testados no pátio do edifício de escritórios Factorial Seongsu da Hyundai, em Seul, no Centro de Inovação em Singapura. Aparentemente, os planos de expansão inicialmente terão como alvo instalações e organizações maiores.
Confira como os robôs funcionam: