Por mais que o mercado de carros elétricos ainda esteja engatinhando no Brasil, em outros países espalhados pelo mundo existem modelos que já completaram uma década de lançamento comercial. E um levantamento feito na Europa aponta os principais problemas que esses carros apresentam para os seus donos.
De acordo com os dados de um estudo feito pela EV Clinic, que analisou dados de 20 oficinas de reparo especializadas em carros elétricos ao redor do mundo, esses são os defeitos mais comuns que os carros elétricos que já possuem mais de 10 anos de existência:
Motores
Muitas pessoas acreditam que as baterias acabam sendo os pontos fracos dos carros elétricos, mas os dados da oficina indicam que os motores aparecem como os principais problemas dos carros nas oficinas. O desgaste do motor aparece como principal problema registrado nessa peça, especialmente em carros que atingem marcas como 50.000 e 100.000 quilômetros.
Carregadores a bordo
O carregador a bordo é outro elemento considerado crítico para o funcionamento de um carro elétrico, e parece ter se tornado também um dos pontos fracos. Os dados das oficinas indicam que esses carregadores apresentam problemas pelo seu uso constante, o que pode gerar dificuldades para carregar o veículo de maneira eficiente.
Inversores
O inversor é uma peça importante dentro de um carro elétrico, que basicamente tem a função de converter a energia da bateria para energia utilizada pelos motores elétricos. E essa é uma peça que pode acabar estragando até mesmo em carros que ainda não chegaram aos seus 10 anos de operação, como em modelos como o Renault ZOE de primeira geração e o Jaguar iPace.
Baterias
Mesmo que sejam mais confiáveis e duráveis do que os consumidores acreditam, essas partes do carro também podem apresentar suas falhas, especialmente em modelos de carros como o Nissan Leaf, que utilizam células de formato em bolsa.