Já pensou na quantidade de aplicativos sem utilidade prática que são criados todos os dias, como aqueles que liberam efeitos sonoros para assustar?

O cenário pode ser diferente! Especialmente depois de compreender a importância do Sinesp Cidadão, que é um aplicativo criado pelo Ministério da Justiça para ajudar a polícia a identificar roubos de carros, entre outras funcionalidades. Vamos conhecê-lo um pouco mais?

Sinesp Cidadão

O Sinesp Cidadão, de acordo com o que foi divulgado pelo próprio Ministério da Justiça, é um aplicativo para smartphones e tablets capaz de permitir que as pessoas consigam realizar, entre outras coisas, denúncias online.

Com isso, fazer denúncias sempre que visualizar alguma lei sendo infringida ou algum crime sendo cometido poderá ser feito de modo bem mais prático e sem qualquer risco de perder o anonimato.

No entanto, apesar de ser celebrado como uma ferramenta muito útil para a população como um todo, já que irá permitir como já dito, que sejam feitas denúncias online, o Sinesp Cidadão também será uma ferramenta importante para a polícia.

Isso mesmo, a polícia brasileira poderá utilizar o aplicativo de modo bem prático como uma importante ferramenta para realizar investigações de roubos de carros, por exemplo.

Com isso, a polícia poderá utilizar o aplicativo para acessar, de modo integrado, o banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que dispõe de informações de nada menos que 83 milhões de automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas.

Com isso, fica mais fácil identificar possíveis roubos de veículos, o que poderá ajudar a diminuir, também, a incidência de assaltos à mão armada que utilizam como meio de fuga veículos roubados.

Sinesp Cidadão ajuda a polícia a identificar roubos de carros

E com tantas funcionalidades úteis, o Sinesp Cidadão já ajudou a prender mais de 2 mil pessoas, o que lhe torna uma das mais efetivas ferramentas de combate ao crime da atualidade.

E todo esse sucesso se reflete na quantidade de pessoas que baixaram o aplicativo em seus smartphones e tablets, que já supera a marca dos 1,8 milhão de pessoas, o que o torna um verdadeiro fenômeno da atualidade.

No entanto, grande parte desse sucesso se deve também à insegurança vivida pela maior parte da população brasileira, o que tem feito com que qualquer ferramenta que surja para ajudar no combate ao crime faça sucesso.