Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Curiosidades

A Škoda, icônica companhia automobilística da República Checa, completa seus 120 anos de existência em 2015. Confira um pouco da história da marca e a evolução dos modelos com o passar do tempo.

História da companhia

Tendo iniciado suas atividades fabricando bicicletas em 1895 e passado a fabricar carros em 1905, a marca é desde o ano 2000 uma subsidiária da Volkswagen, e desde então vem crescendo novamente devido a uma estratégia radical de re-branding em cima da reputação da Škoda.

Tendo sido um dos maiores grupos industriais do antigo império Austro-Húngaro, a Škoda assume as operações da fabricante de veículos Laurin & Klement em 1925 e em 1929 desenvolve o primeiro modelo com desenho próprio da marca.

A companhia foi nacionalizada após o regime comunista ser implantado nos países do leste europeu após a II Guerra Mundial. Com a queda do Muro de Berlim, o fim da influência soviética nos países do leste europeu, a Škoda seguiu o processo de privatização e em 1991 estabeleceu parceria com o grupo Volkswagen, tendo se tornado subsidiária da empresa alemã desde 2000.

No começo do ano a companhia celebrou a marca de 17 milhões de veículos produzidos, tendo fabricado 12 milhões desde 1991 quando iniciou parceria com a Volkswagen. Além da Europa, a marca também produz com grande demanda para Índia e China.

O primeiro Škoda

O L&K Voiturette (1906) foi o primeiro modelo de carro fabricado pela companhia, tendo sido inaugurado em 29 de outubro de 1905. Pesava meia tonelada e possuía um motor V2 de 1.0 litro, alcançando 40 Km/h de velocidade máxima.

Foram lançados por volta de 44 unidades no mercado e o sucesso do modelo abriu caminho para a história da marca que vendeu mais de 17 milhões de carros desde então. A expressão "Voiuturette" é um termo francês para "carro pequeno".

Evolução dos modelos Škoda

Confira alguns dos outros modelos Škoda e a evolução da marca com o passar das décadas.

L&K Škoda 110  (1929)

Carro produzido na segunda metade da década de 20 tinha os dois logos no radiador (Laurin e Klement e Škoda)

Škoda Rapid type 421 (1934)

Produzido entre 1934-1935 com um total de 480 unidades.

Škoda Popular 995 "Liduska" type 937 (1939)

Produzido entre 1939-1949 era o menor e modestamente equipado dos carros populares da Škoda.

Škoda Felicia (1961)

Conversível esportivo com total de 14.863 unidades produzidas entre 1959-1964, é um dos modelos mais clássicos e reconhecidos da marca.

Škoda Favorit (1989)

Produzido entre 1987-1995, este modelo foi o primeiro carro de produção em massa com motor na frente e tração dianteira.

Škoda Vision D (2011)

Modelo que redefiniu o visual Škoda para o desenvolvimento dos novos modelos da marca.

Museu Škoda

A Škoda recentemente reinaugurou seu museu em Mlada Boleslav, onde expõe 46 veículos, dividindo-os em sessões que contam um pouco da história da companhia. O museu fica disponível também para visitação online em seu site, onde você pode conferir todo seu interior com seus carros expostos.

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex)
R$ 96.000,00
São Paulo (SP)
Troller T4 3.2 XLT 4WD
R$ 200.000,00
Florianópolis (SC)
Chevrolet Bel Air 6cc
R$ 190.000,00
São Paulo (SP)
Renault Kwid 1.0 Zen
R$ 35.000,00
Brasília (DF)
Audi A3 Sedan 1.8 TFSI Ambition S Tronic
R$ 106.000,00
São Paulo (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web