A Škoda, icônica companhia automobilística da República Checa, completa seus 120 anos de existência em 2015. Confira um pouco da história da marca e a evolução dos modelos com o passar do tempo.

História da companhia

Tendo iniciado suas atividades fabricando bicicletas em 1895 e passado a fabricar carros em 1905, a marca é desde o ano 2000 uma subsidiária da Volkswagen, e desde então vem crescendo novamente devido a uma estratégia radical de re-branding em cima da reputação da Škoda.

Tendo sido um dos maiores grupos industriais do antigo império Austro-Húngaro, a Škoda assume as operações da fabricante de veículos Laurin & Klement em 1925 e em 1929 desenvolve o primeiro modelo com desenho próprio da marca.

A companhia foi nacionalizada após o regime comunista ser implantado nos países do leste europeu após a II Guerra Mundial. Com a queda do Muro de Berlim, o fim da influência soviética nos países do leste europeu, a Škoda seguiu o processo de privatização e em 1991 estabeleceu parceria com o grupo Volkswagen, tendo se tornado subsidiária da empresa alemã desde 2000.

No começo do ano a companhia celebrou a marca de 17 milhões de veículos produzidos, tendo fabricado 12 milhões desde 1991 quando iniciou parceria com a Volkswagen. Além da Europa, a marca também produz com grande demanda para Índia e China.

O primeiro Škoda

Škoda comemora 120 anos

O L&K Voiturette (1906) foi o primeiro modelo de carro fabricado pela companhia, tendo sido inaugurado em 29 de outubro de 1905. Pesava meia tonelada e possuía um motor V2 de 1.0 litro, alcançando 40 Km/h de velocidade máxima.

Foram lançados por volta de 44 unidades no mercado e o sucesso do modelo abriu caminho para a história da marca que vendeu mais de 17 milhões de carros desde então. A expressão "Voiuturette" é um termo francês para "carro pequeno".

Evolução dos modelos Škoda

Confira alguns dos outros modelos Škoda e a evolução da marca com o passar das décadas.

L&K Škoda 110  (1929)

Carro produzido na segunda metade da década de 20 tinha os dois logos no radiador (Laurin e Klement e Škoda)

Škoda Rapid type 421 (1934)

Produzido entre 1934-1935 com um total de 480 unidades.

Škoda Popular 995 "Liduska" type 937 (1939)

Produzido entre 1939-1949 era o menor e modestamente equipado dos carros populares da Škoda.

Škoda Felicia (1961)

Škoda comemora 120 anos

Conversível esportivo com total de 14.863 unidades produzidas entre 1959-1964, é um dos modelos mais clássicos e reconhecidos da marca.

Škoda Favorit (1989)

Produzido entre 1987-1995, este modelo foi o primeiro carro de produção em massa com motor na frente e tração dianteira.

Škoda Vision D (2011)

Modelo que redefiniu o visual Škoda para o desenvolvimento dos novos modelos da marca.

Museu Škoda

A Škoda recentemente reinaugurou seu museu em Mlada Boleslav, onde expõe 46 veículos, dividindo-os em sessões que contam um pouco da história da companhia. O museu fica disponível também para visitação online em seu site, onde você pode conferir todo seu interior com seus carros expostos.