A Toyota apresentou recentemente uma nova tecnologia que tem como principal objetivo reduzir os problemas previstos para os donos de carros movido a hidrogênio no momento do abastecimento. A ideia é contar com kits de cartuchos que vão permitir com que os carros sejam abastecidos a partir de um movimento realizado em casa.
Os carros motivos a hidrogênio, pelo menos na teoria, tinham tudo para se tornar os modelos do futuro. Além de ser um sistema limpo, como o elétrico, o abastecimento deveria ser tão simples e rápido como encher o tanque com qualquer combustível fóssil, ao invés de aguardar o tempo de carregamento dos movidos com eletricidade.
Mas, na prática, esse é um sistema que não está funcionando. Na Europa, muitos donos de carros com essa tecnologia estão entrando com ações judiciais e solicitando a recompra dos carros por simplesmente não estarem encontrando pontos de abastecimento.
Pensando em resolver esse problema, a Toyota criou cartuchos que funcionam basicamente como pilhas, permitindo que os donos do carro consigam abastecer o seu veículo de uma forma muito simples e rápida.
Esses cartuchos foram criados não apenas como uma solução que permite carregar carros que tenham esse tipo de sistema, mas qualquer coisa que possa tirar energia do hidrogênio. Os cartuchos são muito menores e mais leves do que os disponíveis atualmente nos modelos a hidrogênios de produção.
Por enquanto ainda não foram divulgados detalhes, como a quantidade de hidrogênio cabe no cartucho, mas pelas imagens tudo indica que a capacidade seja de 4,7 litros e uma pressão de 525 bar. A uma temperatura de 32 graus, isso equivale a um total de 161 gramas de hidrogênio.
Por enquanto, ainda sem data para começarem as vendas comerciais.