A montadora japonesa Toyota aproveitou o encontro do G20 em Foz do Iguaçu para apresentar uma iniciativa da empresa que está diretamente relacionada com a pauta da reunião. Trata-se do seu primeiro carro híbrido plug-in flex lançado no mercado brasileiro. A ideia era mostrar para os representantes dos países a estratégia da empresa focada em biocombustíveis e eletrificação.
Um dos motivos da apresentação dessa versão do Prius, de acordo com as falas dos executivos, é a experiência brasileira com biocombustíveis, como o etanol, aliado a motores flex e híbridos flex. Foram modelos consolidados no Brasil e que agora podem incorporar novas tecnologias para se tornar ainda mais efetivo na redução da emissão de carbono.
Uma outra preocupação que foi colocada como pauta pela montadora está diretamente relacionada as formas que as empresas devem enfrentar o problema do aquecimento global. O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, chegou a afirmar que apenas a eletrificação não vai ser suficiente para combater este problema.
Falando especificamente do Prius que foi apresentado no evento, o sistema combina um motor a combustão interna flexível com um motor elétrico e uma bateria recarregável em fontes externas. Com isso, o carro pode funcionar tanto com eletricidade quanto com o uso dos biocombustíveis, incluindo o etanol.
As especificações oficiais ainda não foram divulgadas, mas tendo como base o carro que é vendido no mercado internacional, ele deve ter um motor a gasolina 2.0, que entrega 152 cv e 19,4 kgfm de torque, aliado a um motor elétrico de 163 cv, resultando em uma potência combinada de até 223 cv.
Por enquanto, o modelo ainda não tem data prevista para ser lançado no mercado brasileiro.