Quando você chega a uma concessionária e escolhe o carro e o modelo que deseja, logo vêm as dúvidas quanto aos itens de série: quais são obrigatórios? Quais são opcionais? Quais realmente fazem a diferença em meu veículo?

As dúvidas são as mais diversas, pois alguns nomes são incógnitas para os leigos, que nem sequer sabem o que significa. Portanto, o Salão do Carro desmistificará alguns dos principais e melhores itens de série, aqueles que você tem que ter em seu carro.

Melhores itens de série para ter no seu carro

3 itens de série que você deve ter no seu carro

O nosso top 3 está abaixo e você pode conferir um a um vendo seus detalhes. Depois, comente com a sua opinião e diga se concorda que estes itens de série devem estar presentes em seu carro.

Confira!

1# - Direção Hidráulica

Também conhecida por direção assistida, a Direção Hidráulica é um sistema presente no carro que tem como objetivo auxiliar o motorista a manobrar o veículo, exercendo o menor esforço possível, graças a uma ajuda externa.

Sua criação ocorreu na década de 20 por dois cientistas, e a Chrysler foi a primeira montadora a utilizar este sistema. Ela pode parecer um pouco complexa para quem é leigo, mas, resumidamente, a direção hidráulica diminui a pressão no motor quando esta se encontra em um nível alto, em decorrência da movimentação do volante.

2# - Airbags

Este é o mais famoso e mais importante para ter em um carro, pois ele garante a segurança de quem está dentro do veículo em casos de acidentes. Ao gerar um impacto muito forte, o automóvel libera uma bolsa de ar que protege as pessoas das peças mais duras da carroceria.

Localizado em diversos pontos no carro, o sensor que receber o primeiro impacto libera o seu determinado airbag, assim protegendo a pessoa que está próxima ao acidente. O lado bom é que tudo é testado em laboratório, então as chances de ocorrerem falhas são muito mínimas.

3# - Freio ABS

Você sabia que boa parte dos acidentes ocorre por derrapagem do carro? O motorista freia e perde o controle sobre as rodas, levando o veículo contra paredes ou outros automóveis. Por isso, surgiu o freio ABS. Criado na Alemanha, este acrônimo vem de Antiblockier-Bremssystem, que significa “Sistema de frenagem anti-bloqueio”.

Assim, quando o motorista pisa no freio com força, os Freios ABS aproveitam o atrito estático e evitam que o motorista perca o controle na pista, dando mais segurança para todos que se encontram dentro dos carros.