Um dos pilares do funcionamento do Uber, que se tornou a principal referência dentro dos aplicativos de transporte, é o sistema de avaliação de motoristas e passageiros. Ao final de todas as corridas, ambos os envolvidos podem escolher uma nota, que vai de 1 a 5 estrelas, para o outro, e isso cria uma classificação geral.

6 dicas para ser um passageiro 5 estrelas do Uber

Não existe uma orientação oficial da plataforma em relação a uma nota mínima do passageiro. Por outro lado, a avaliação acaba se tornando muito importante para os motoristas, que podem até mesmo serem banidos caso não consigam atingir uma nota mínima.

Mesmo assim, os passageiros que acabam tendo uma nota mais baixa podem ter alguns problemas. Nos últimos anos, o Uber atendeu uma série de pedidos dos motoristas, que visam especialmente aumentar a segurança das corridas. Com isso, existem alguns que optam por simplesmente não aceitar corridas de passageiros que possuem uma nota muito baixa quando comparada a média da plataforma.

Confira algumas dicas para ser um passageiro bem avaliado:

Não faça o motorista esperar

É muito complicado solicitar o carro e não estar pronto para iniciar a viagem ou no local indicado no mapa. Além de dificultar muito a vida do motorista, em locais muito movimentados eles podem até mesmo serem multados por estarem parando ou andando muito devagar procurando o solicitante da corrida.

Não erre a forma de pagamento

Confira sempre a forma de pagamento escolhida e certifique-se de ter o dinheiro em mãos caso o pagamento não seja feito com cartão de crédito ou com os cartões pré-pagos do serviço.

Seja cordial

6 dicas para ser um passageiro 5 estrelas do Uber

Lembre-se que o motorista está trabalhando e disponibilizando um bem que é seu para uso coletivo. Portanto, seja sempre cordial com quem está no volante.

Utilize sempre o cinto de segurança

O cinto deve ser utilizado tanto no assento de trás quanto no da frente. Caso o cinto esteja com algum problema, comunique ao motorista ou então informe a plataforma ao término da mesma.

Respeite o limite de passageiros

Na grande maioria dos carros, o limite de passageiros é de 4 pessoas na viagem. Este limite foi alterado durante a pandemia, quando os motoristas não deveriam levar passageiros no banco da frente. A plataforma sempre informa este limite no momento da solicitação da viagem.

Insira as paradas no aplicativo

O app permite que os passageiros informem diferentes paradas durante o trajeto. Elas sempre devem ser informadas antes ou durante a corrida. Caso contrário, o motorista pode se negar a mudar o trajeto que não está no aplicativo, uma vez que ele pode ter diferença no preço final.