Quando falamos em manutenção de um carro basicamente estamos falando de dois aspectos que são muito importantes para um veículo e para o motorista: segurança e economia. Isso porque no primeiro caso uma manutenção preventiva com certeza é fundamental para manter o carro funcionando corretamente, diminuindo o risco de se ter algum acidente mais grave. Além disso, também é muito importante porque na medida em que a pessoa investe corretamente na manutenção de um carro ela reduz os riscos de ter que pagar para substituir ou arrumar peças que são mais caras, fazendo com que o bolso do motorista sofra.

Nestes quesitos, um muito importante que sempre deve ser objeto de atenção por parte de quem está dirigindo é o alinhamento. A principal missão da manutenção e do correto alinhamento do carro permite que o volante fique centrado e as rodas paralelas entre si em relação ao centro do carro. Desta forma, a banda de rodagem dos pneus passam a tocar no solo de modo uniforme durante todo o tempo que o carro está rodando. A manutenção do alinhamento do carro geralmente está inserida dentro dos pacotes de revisão, mas é importante que os motoristas fiquem atentos a estas questões.

Dicas na hora do Alinhamento

Benefícios do correto alinhamento

O correto alinhamento do veículo traz inúmeros benefícios para os motoristas, principalmente aqueles que dependem do carro praticamente todos os dias.

Alguns destes benefícios muitos motoristas nem sequer imaginava a relação: por exemplo, o correto alinhamento do carro permite com que se tenha uma economia de combustível. Além disso, quando o carro está alinhamento de maneira correta, o motorista também percebe um menor desgasta em pelo menos três partes: amortecedores, molas e pneus. Por isso, é muito importante que os motoristas confiram o alinhamento do seu carro pelo menos a casa 10000 Km rodados, ou sempre que houver algum incidente com o veículo.

Dicas para um alinhamento de qualidade

Alinhamento de PneusExistem realmente algumas questões que acabam sendo bem importantes e que os motoristas devem levar em consideração sempre que forem levar o carro para um alinhamento. Antes de mais nada, é fundamental que o veículo esteja em excelentes condições mecânicas na hora de cumprir esta etapa de manutenção. Geralmente quando o alinhamento está inserido em um pacote de manutenção, quando uma série de outros itens também precisam ser avaliados, eles geralmente deixam as questões do alinhamento para o final, para que realmente a manutenção seja feita de forma adequada.

Segundo alguns profissionais que trabalham diretamente com revisão mecânica de veículos, é frequente que durante esta etapa de alinhamento sejam encontrados alguns componentes que precisam ser trocados para que os ângulos originais de alinhamento possam ser reestabelecidos. Mas é importante que todos estes problemas sejam de conhecimento dos motoristas para que eles saibam o que está sendo feito com o carro para não se sentirem lesados ou enganados. Isso serve de alerta principalmente para os motoristas, eles precisam realmente estar cientes de tudo o que está sendo feito com o carro antes de assinar a autorização para que façam a manutenção. Isso não vale apenas para a parte de manutenção do carro, mas também serve para qualquer tipo de reparo.

No momento em que os testes de alinhamentos começaram a ser feitos no carro, também é necessário que alguns outros elementos já tenham passado por algum tipo de revisão, como as condições e a calibragem dos pneus e todas toda a parte de suspensão do carro, para conferir se nenhuma peça que está fazendo parte daquele sistema não precisa ser trocada devido ao desgaste excessivo. Isso porque estas partes do carro podem afetar diretamente o alinhamento com um todo do veículo. Além disso, os motoristas que também enfrentam estradas todos os dias ou aqueles que são obrigados a dirigir em condições que não são aquelas mais adequadas também devem prestar atenção atentamente ao alinhamento do seu veículo. Mesmo aqueles carros que só rodam dentro das cidades devem prestar atenção nestas questões, porque, por exemplo, São Paulo é uma das cidades com estradas mais esburacadas do Brasil, o que acaba comprometendo o alinhamento do veículo de um modo geral.

Informações sobre o alinhamento

É importante que o motorista saiba também que se o alinhamento não estiver dentro de um pacote de revisão do seu carro, ele terá que pagar um determinado valor para a mecânica que fizer o procedimento, só que dentro de uma cidade grande, como São Paulo, por exemplo, será possível encontrar uma boa variação de preços entre um local e outro. Segundo testes recentes que foram feitos, dentro da capital paulista é possível encontrar serviços de alinhamento que variam de R$ 50 a R$ 140 para carros populares. E é necessário que o motorista faça uma pesquisa do desempenho da oficina.

Isso porque é muito comum que os donos dos carros não encontre apenas diferenças entre preços, mas também diferenças entre desempenho dos profissionais na hora de se fazer o alinhamento. O ideal e que o carro sempre tenha seus ângulos restaurados a partir das configurações que foram definidas pela montadora na hora da fabricação do carro. Qualquer valor que seja diferente deste poderá causar algum problema para o motorista. E durante os procedimentos, é importante que o motorista acompanhe e questione sobre o porque eles estarem fazendo qualquer coisa que saia do padrão.

Por exemplo, é muito comum encontrar oficinas que não fazem a calibragem dos pneus antes de fazer o alinhamento do carro. Se ele for feito com os pneus em más condições, de nada vai adiantar que o motorista faça este serviço. Além disso, é fundamental que depois que o alinhamento seja feito que o técnico ande com o carro para teste, e não entregue o carro diretamente ao motorista.