O grande objetivo da aplicação das multas aos motoristas que cometem infrações de trânsito, de acordo com a própria legislação brasileira, é educativo. Afinal de contas, entende-se que as pessoas, em sua grande maioria, só aprendem que não devem fazer determinadas coisas quando sentem no bolso. Diante disso, um aplicativo surgiu no Brasil com a promessa de oferecer descontos nas multas aplicadas.

Aplicativo promete oferecer descontos em multas

Mas, diferentemente do que se pode imaginar, esse aplicativo não foi criado pensando em enganar o sistema para que o motorista consiga pagar um valor menor de multa. Ele faz parte do sistema, e para que possa ser utilizado, precisa do aval dos Detrans de cada Estado. De acordo com algumas informações atualizadas, apenas 5 aderiram ao sistema: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e mais o Distrito Federal.

Um dos principais diferenciais deste aplicativo quando comparado com a forma como se costuma aplicar a multa aos infratores está no sistema de notificação da mesma. Os motoristas receberiam a multa diretamente na tela do seu celular, sem precisar receber a famosa cartinha enviada pelos correios.

Além da baixa adesão dos estados ao sistema, ainda existe também uma baixa procura de parte dos motoristas, uma vez que apenas 194,5 mil usuários estão devidamente inscritos no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Os responsáveis pelo aplicativo afirmam que, no momento, outros 10 estados estão realizando testes para que o sistema seja homologado e possa ser disponibilizado.

Problemas

Aplicativo promete oferecer descontos em multas

Durante esse período de expansão, o sistema também terá que passar por uma série de avaliações e de testes, uma vez que apresentou falhar diante dos poucos usuários que foram cadastrados e que receberam a multa pelo celular. A reclamação é grande, especialmente no momento que as pessoas tentam gerar o valor para pagamento com o desconto de 40%.

Vale lembrar que o desconto de 40% será oferecido apenas em multas aplicadas pelo Estado que também está inserido no SNE. O motorista que consegue o desconto também deve abrir mão de qualquer tipo de recurso ou de defesa prévia em relação a multa que está sendo cobrada.

Para mais informações, os motoristas poderão acessar o site do Serpro.

O aplicativo está disponível para download tanto para usuários Android quanto iOS.