Hoje em dia os motoristas não precisam contar apenas com os dispositivos do seu carro para ter uma ajuda extra na hora da condução. Existe uma série de outros benefícios disponíveis no seu smartphone. Cada vez mais empresas investem no lançamento e também em pesquisas relacionadas aos aplicativos que ajudam o motorista em diversas situações dentro do carro. E eles estão cada vez mais variados também. Confira alguns dos mais famosos disponíveis tanto para o Android quanto para o iOS.

Aplicativos que ajudam os motoristas

Estacione

Estacionar o carro pode ser uma das tarefas mais frustrantes e irritantes para os motoristas modernos. Afinal de contas, está cada vez mais complicado encontrar vagas de estacionamento nas ruas das grandes cidades, ao mesmo tempo que está cada vez mais caro colocar o veículos nos estacionamentos privados, isso quando eles ainda possuem alguma vaga. A solução pode ser um aplicativo que pode ser utilizado para smartphones e que se chama Onde parar, e pelo próprio nome o usuário já pode saber do que se trata este aplicativo.

O objetivo do aplicativo é mapear as cidades em busca dos grandes estacionamentos disponíveis. Eles geralmente aparecem nos mapas das grandes cidades, e utilizando o sistema de GPS e de mapas do Google, o aplicativo encontra o estacionamento mais próximo de onde o usuário está. O serviço está disponível em 122 cidades de 19 estados, de acordo com os desenvolvedores. Além de expandir o serviço do aplicativo, que já possui 15 mil downloads, a empresa ainda está trabalhando em um sistema que permite a localização não apenas de estacionamentos, mas vagas também. Além disso a empresa também trabalha para encontrar também os estacionamentos que são novos e que as vezes não aparecem nos mapas.

Car Hud

Alguns carros foram lançados com um recurso muito interessante que permite com que algumas informações do display sejam projetadas diretamente no parabrisa do carro. Mas ainda são poucos os carros que disponibilizam estes itens para seus usuários. Mas com este aplicativo os usuários até mesmo dos carros mais antigos poderão utilizar este tipo de recurso com algumas informações que acabam refletindo diretamente no parabrisa do carro. Basta posicionar o smartphone na frente do parabrisa para que sejam refletidos no vidro um velocímetro digital (ele usa o GPS para calcular a velocidade do carro), uma bússola e relógio com data e horário. O marcador de velocidade não é tão preciso quanto o do veículo, mas durante os testes ele ajudou a manter a atenção sempre na rua.

É um interessante recurso que pode até mesmo aumentar a segurança do carro, mas é importante que alguns cuidados sejam tomados, já que é muito importante que o motorista fixe o aparelho em algum suporte para que o celular não fique correndo de um lado para o outro durante as curvas.

Fale Trânsito

Dentro do carro é fundamental que os motoristas não precisem se preocupar em utilizar as mãos para outras atividades além daquelas relacionadas com o ato de dirigir em si. Por isso que é muito importante que os recursos que estejam disponíveis nos smartphones tenham reconhecimento de voz, e o Fala que eu te digo realmente facilita a vida dos usuários neste ponto. Basta acionar um botão e depois disso dizer um nome de uma determinada rua que o aplicativo vai fazer uma pesquisa de informações no local. O objetivo é informar ao motorista como está a situação daquele determinada rua ou avenida utilizando alguns outros aplicativos de informações de trânsito.

Caso o aplicativo não encontre as informações relacionadas diretamente ao local que a pessoa está procurando, o aplicativo acaba reunindo e também dando informações as ruas e avenidas que estão mais próximas ao local onde o motorista está. O serviço está disponível em 22 grandes cidades brasileiras. Apesar do aplicativo mostrar um bom índice de acertos, em determinados momentos ele acaba exibindo algumas informações conflitantes.

iWrecked

Por mas que ninguém queira estar envolvido em um acidente de trânsito, invariavelmente isso acaba acontecendo. E quando acontece é importante que os motoristas estejam preparados e também consigam manter a calma para conseguir tomar as medidas necessárias. Geralmente as pessoas precisam preencher uma série de informações relacionadas ao acidente para ser colocado no BO e também no relatório que precisa ser encaminhado para a seguradora.

Com o aplicativo Toc, toc, toc... os usuários poderão facilmente reunir uma série de informações relacionadas ao acidente e também aos envolvidos, como as informações sobre as placas e nomes dos outros motoristas envolvidos, nome do policial que atendeu a ocorrência e também é possível tirar fotos do local do acidente e reunir todas as informações no aplicativo em um mesmo relatório. Tudo isso acaba formando um relatório completo que depois pode ser enviado para a seguradora, advogados ou qualquer outra parte interessada no acidente.

MapLink Rodoviário

Este aplicativo deve ser utilizado principalmente pelas pessoas que gostam de viajar de carro em distancias mais longas. Um dos principais recursos deste aplicativo permite que seja desenhado uma rota entre os destinos desejados, encontrando as melhores rotas. Como a base de dados que o aplicativo utiliza é o MapLink Rodoviário, ele realmente consegue encontrar os mais diferentes locais no mapa. Além disso, o aplicativo também encontrar algumas outras informações interessantes para os usuários, como a possibilidade de encontrar restaurantes e postos de gasolina durante o trajeto que está sendo feito.