Vidros embaçados dentro do carro costumam ser um problema durante os dias mais frios do ano, no inverno. Mas também pode se tornar um problema especialmente nos dias mais chuvosos, que acabam se tornando mais frequentes no verão. Mas antes de entender como pode ser possível desembaçar os vidros, é preciso entender os motivos deste fenômeno.
O que chamamos de embaçado nos vidros do carro é composto por uma grande quantidade de gotículas minúsculas de água que acabam se acumulando na superfície. Este é um fenômeno da natureza que costuma ser visto com frequência e que acaba sendo chamado de condensação, algo que a maioria dos estudantes verificam ao longo do seu ensino médio.
É basicamente o mesmo que acontece quando as pessoas pegam latinhas geladas, ou quando as pessoas estão tomando banho ou simplesmente quando está um dia muito frio fora de casa. As gotículas estão sempre no ar, mas as pessoas não conseguem enxergar. Apenas quando a umidade do ar passa dos 100%, quando o vapor da água fica mais compacto. E isso acontece basicamente em virtude da temperatura do ar.
Confira alguns passos simples para conseguir desembaçar rapidamente os vidros do carro:
- Primeiramente, ligue o ar quente. Mas é importante colocar a temperatura no quente máximo. Isso vai fazer com que todo o ar de dentro do carro aumente em relação a sua temperatura, o que vai fazer com que o ar aumente sua capacidade de reter umidade;
- O segundo passo é ligar o ar-condicionado. Neste momento, o ar terá como principal funcionalidade retirar a umidade do ar, dentre outras coisas;
- O terceiro passo para conseguir desembaçar os vidros do carro é mudar a circulação do ar para entrada de ar externo. Dessa forma, o carro vai se utilizar do ar externo para conseguir absorver a umidade, uma vez que geralmente está mais seco do que o ar que está na parte de dentro do carro.
- O último passo é abrir uma festa dos vidros, mesmo que seja por alguns segundos.