As pessoas que já dirigem há algumas décadas sabem o quanto a tecnologia mudou a forma como os automóveis se comportam. Os mais antigos sabem que os dias de inverno, especialmente nas regiões onde as temperaturas ficam próximas ou abaixo 0ºC, fazer o motor do carro “pegar” exigia paciência e tempo.

Carros no inverno: 7 dicas para manter o veículo funcionado

E, mesmo com toda a tecnologia que hoje em dia pode acabar sendo encontrada embarcada dentro dos veículos, os dias frios podem realmente trazer alguns problemas para os carros. As mudanças mais bruscas de temperatura afetam os mais variados sistemas e mecanismos dos veículos, e exigem que os proprietários tenham um pouco mais de cuidado.

Confira algumas dicas importantes para manter o carro funcionando durante os dias mais frios do ano:

Avalie a saúde da bateria

A chegada do inverno pode ser um bom momento para avaliar a saúde da bateria do carro de uma forma geral. Os dias mais frios fazem com que o óleo do motor fique mais vicoso, o que exige que o motor de partida tenha mais energia para conseguir colocar o carro em movimento. Com isso, caso a bateria já esteja comprometida, ela pode acabar não conseguindo entregar o desempenho exigido.

Acelere lentamente

Ligar o carro e sair acelerando nunca é um comportamento considerado saudável para o funcionamento do veículo como um todo. Mas nos dias frios este tipo de atitude pode acabar causando um efeito ainda mais negativo. E isso acontece especialmente quando existe uma combinação entre uma temperatura mais baixa e a falta de lubrificação dos seus componentes internos. O ideal é progredir lentamente na aceleração.

Calibre os pneus

Mudanças de temperatura costumam ter efeitos no ar, incluindo aqueles que são responsáveis por manter os pneus cheios. Por isso, quando os dias ficam frios, pode ser que o pneu apresenta algum tipo de diferença na calibragem. É importante fazer uma avaliação para saber se os números estão dentro do que é considerado seguro.

Cheque o tanque de partida a frio

Carros no inverno: 7 dicas para manter o veículo funcionado

Os donos de veículos flex devem sempre checar o estado do tanque de partida a frio. Caso o tanque não esteja abastecido com etanol, o modelo pode simplesmente não conseguir a força necessária para dar a partida apenas com o álcool quando os dias estão com temperaturas baixas.

Fique de olho na iluminação

Os dias frios costumam ser a noite mais longa, com os dias terminando mais cedo. Com isso, acaba sendo ainda mais importante que o carro esteja com todos os seus itens de iluminação funcionando corretamente.

Ligue o ar-condicionado

Ao entrar em um período no qual as temperaturas vão ficar mais baixas durante semanas, é importante lembrar de ligar o ar-condicionado de vez em quando, para que não aconteça o ressecamento do sistema e também para que não haja uma proliferação de bactérias.

Verifique o limpador do para-brisa

Não é apenas o calor intenso que pode ressecar as borrachas do limpador, o frio também pode causar este efeito. Por isso, também é importante fazer uma boa verificação.