Na hora de comprar um carro seminovo, os consumidores encontram uma grande quantidade e variedade de opções. Existem desde os carros que rodaram poucos, são novos e, por isso, são mais caros, até aqueles que já possuem um longo período de estrada e podem ser adquiridos por um preço mais em conta.

Carros com mais de 100 mil km? Vale a pena comprar?

Quando os modelos passam dos 100 mil km rodados, será que eles realmente valem a pena para um novo comprador? Muitos acabam ficando indecisos, especialmente quando eles descobrem isso apenas depois de conhecer a oferta de perto.

Especialistas afirmam que a informação referente a quilometragem quando analisada sozinha não deve ser um fator decisivo na hora da compra. Ou seja, mesmo quando os veículos são mais rodados podem acabar tendo uma série se outros atrativos que podem ser levados em consideração no momento da compra.

É claro que a informação referente a quilometragem não deve ser completamente ignorada, afinal de contas, quanto mais utilizado maior será o risco de apresentar falhas mecânicas. Mas existem outras informações que precisam ser levantadas. Por exemplo, carros que rodam muito em rodovias acabam tendo melhores condições do que aqueles que rodam em estradas ruins.

Carros com mais de 100 mil km? Vale a pena comprar?

Donos cuidados podem aumentar, e muito, a vida útil de qualquer veículo, não apenas das peças de uma forma geral como o carro como um todo. Fora essas informações, também existem alguns procedimentos que podem ser feitos antes da compra.

Verifique o nível de fluído de arrefecimento do radiador

Este é um procedimento que pode ser feito por um mecânico de confiança ou especialista técnico. Caso o fluido de arrefecimento esteja abaixo do nível ideal ou água tenha sido colocada no reservatório, complete o reservatório com produto adequado ao modelo do veículo, ou substitua a água, que causa corrosão do sistema, pelo aditivo adequado ao seu carro.

Revise o óleo lubrificante do motor

A recomendação geral é que essa troca seja feita a cada 10 mil km rodados. Para prevenir um eventual consumo elevado, é recomendado utilizar produtos que possuem ingredientes como detergentes ou dispersantes.

Compare os sinais de desgaste

É natural que um carro que tenha mais de 100 mil km rodados tenha sinais de desgastes, mas eles devem ser condizentes e proporcionais, tanto do lado de dentro quando do lado de fora. Além disso, também é importante analisar elementos como volantes desgastados, bancos cansados e manoplas  ou pedais que estejam lisos.