Um dos principais problemas enfrentados por praticamente todo mundo que conta com um smartphone mais moderno está diretamente com a bateria e com o seu tempo de duração. Afinal de contas, os celulares acabaram concentrando uma grande quantidade de utilidades, ao mesmo tempo que as baterias não evoluíram o suficiente.

Por que o celular demora para carregar no carro?

O resultado é que as pessoas estão sempre procurando por um ponto de energia para carregar o smartphone, especialmente entre aquelas que ficam o dia inteiro fora. E o carro acabou aparecendo como uma alternativa interessante para carregar os aparelhos, uma vez que eles contam com saídas de energia instaladas estrategicamente.

Muitos dos carros mais modernos já contam com saídas USB que permitem carregar o celular, o que não acontecia anteriormente, fazendo com que os motoristas tivessem que recorrer a adaptadores para fazer o trabalho. O problema é que nem sempre a carga que acontece dentro do carro dá conta de recarregar o aparelho. Em determinados casos ele mal consegue manter os níveis de bateria do aparelho.

Por que o celular demora para carregar no carro?

Mas existe uma explicação para a quantidade baixa de energia que o carro acaba disponibilizando e enviando para a porta USB onde a carga está sendo feita. O sistema elétrico do carro é basicamente formado por uma bateria e um alternador. E eles acabam tendo finalidades mais importantes do que enviar a carga para o USB.

A bateria, por exemplo, tem a função de alimentar sistemas eletrônicos como faróis e rádio quando o carro está desligado e também é a responsável por movimentar o motor de arranque e alimentar o sistema de injeção eletrônica o veículo está em funcionamento. Já ao alternador cabe converter energia cinética, proveniente do giro do motor, em elétrica. Com isso, ele recarrega a bateria e também alimenta sistemas elétricos do carro quando ele está em funcionamento.

Tudo isso faz com que a corrente elétrica nas portas do USB seja bem baixa, geralmente e não passando dos 0,5A. Para compara, um carregador de parede padrão para celular fornece ao aparelho algo em torno de 0,8 e 1A.