Grande parte dos motoristas que possui o seu carro próprio acaba, em algum momento, colocando um adesivo nele. Alguns colocam na lataria, outros colocam nos vidros. Alguns colocam pequenos e discretos adesivos em algum lugar o veículo, enquanto que outros não podem ver um espaço vazio em seu veículo. Independente do motivo e do tipo de adesivo, vai chegar um momento que as pessoas vão sentir a necessidade de tirá-los, seja porque a pessoa pretende vender o carro, ou seja porque simplesmente cansou dos mesmos.
Mas também os motoristas não demoram muito para descobrir que a tarefa de retirar um adesivo do carro pode ser muito mais difícil do que coloca-lo. É muito comum que as pessoas os retirem, acabem deixando para trás alguns pedaços dos próprios adesivos, além da cola que acaba ficando grudada no carro. Até mesmo alguns pedaços da pintura podem sair quando as pessoas tentam tirar os adesivos. A boa notícia é que existem alguns métodos que podem ajudar as pessoas na hora de removê-los. Vamos conferir alguns deles.
Métodos com estopa
Para retirar um adesivo com segurança, tentando causar o menor dano possível no automóvel, é importante ter um pano de estopa por perto; ele será extremamente útil. Vamos passar um método que pode ser seguido utilizando este material:
Em primeiro lugar comece retirando o plástico ou papel do adesivo com as mãos, tentando tirar o máximo possível sem utilização de nenhum outro tipo de material. Depois disso, aproveite que você está com seu pano de estopa por perto e molhe-o com um pouco de querosene. Agora esfregue o pano em cima da cola que sobrou do adesivo no carro. Os movimentos não devem ser muito agressivos e podem ser feitos em movimento circulares, para soltar esta cola com mais facilidade. Na medida em que a pessoa for fazendo isso ela perceberá que o pano vai ficando com cola demais, por isso é importante que se pegue outra unidade e molhe-a com mais um pouco de querosene, e continue esfregando.
Caso a pessoa esteja tentando eliminar um adesivo que esteja colado no vidro do carro, depois que retirar a cola corretamente, será necessário pegar uma folha de jornal, amassá-la e esfrega-la no vidro, para retirar completamente a oleosidade que ficou da querosene, sendo que é possível também que a pessoa utilize algum produto específico para limpar vidro juntamente com o jornal.
Caso seja na lataria, o recomendado é passar um pouco de cera automotiva no local com o dedo e depois, um pano limpo de estopa em movimentos circulares, para uniformizar a cera. Depois de retira-la totalmente, é recomendado que a pessoa passe mais uma vez um pano de estopa limpo e também uma flanela seca no local.
Método com secador de cabelo
Em todos os métodos é necessário que a pessoa consiga começar a retirar o adesivo, mas alguns acabam colando tão bem no carro que as pessoas sequer conseguem mexer neles. É por isso que neste momento as pessoas precisam encontrar algumas alternativas para soltar um pouco os adesivos e assim torna-lo mais fácil, para puxar com as mãos. Neste caso, algo que pode ajudar muito é um secador de cabelos ou ainda uma pistola de ar quente, que pode ser alugada em algumas casas do segmento de limpeza doméstica.
É importante que o secador ou a pistola seja potente. Para começar a tirar o adesivo desta forma, as pessoas devem colocar um dos auxiliares citado acima a pelo menos 15 centímetros e deixa-lo ligado na potencia máxima e no ar mais quente, entre um e dois minutos. Movimente o secador por toda a extensão do adesivo e deixe-o um tempo contra os cantos, que poderão ser levantados. Isso porque a força do vento combinado com o calor do ar vai tornando a cola do adesivo, mais fraca, e desta forma estes cantos começam a levantar.
Assim que os cantos começarem a levantar, as pessoas já podem começar a tentar puxar o adesivo com as mãos. É possível também que a pessoa utilize uma lâmina de barbear para ajudar a retirar os adesivos, mas neste caso é importante que as pessoas tenham muito cuidado para não arranhar o carro de forma que danifique muito a pintura. Puxe lentamente para trás, na direção oposta, e não para cima. Continue a aplicar calor, conforme necessário. Depois de retirar o adesivo, retire os resíduos com um removedor automotivo, como o PPG Ditzo DX 440. Pode ser que você tenha que reaplicar cera nessa área.
Adesivos no vidro podem ser mais complicados de se retirar.
Método com lubrificante
Caso o adesivo esteja muito colado, mas, mesmo assim, possua alguma pontinha descolada, as pessoas poderão utilizar o lubrificante, para conseguir tirar o adesivo sem deixar muitas manchas e pedaços para trás. Para isso, comece removendo os cantinhos que estão mais soltos, e vá aplicando lubrificante spray neste canto. É recomendado que a pessoa utilize WD-40 ou Triflow, a fim de conseguir um resultado mais eficiente na retirada do adesivo.
Na medida em que a pessoa for colocando o lubrificante, a tendência é que a cola que esteja impregnada entre o adesivo e o carro vá se dissolvendo, facilitando assim a retirada do adesivo. Vá puxando o adesivo pelo canto e quando este ficar mais preso, aplique mais lubrificante.
Não esqueça que depois que o adesivo for retirado será necessário realizar uma boa limpeza no local, para que todo o resto da cola e o lubrificante, saia.