É consenso entre os motoristas que, ao desconsiderar a variante valores, que comprar um carro novo é muito melhor do que investir o seu dinheiro em um carro antigo. Mas como o fator investimento não é uma variante que possa ser desconsiderada, muitos motoristas acabam comprando carros chamados seminovos ao invés de investirem em um modelo zero. E existe até mesmo uma corrente de consumidores que acredita que comprar um carro usado vale muito mais a pena do que um carro novo, principalmente porque ele desvaloriza menos do que os carros que saem direto das concessionárias para os novos.
Mas todo mundo também já teve uma história, ou pelo menos conhece alguém que tenha tido, negativa com a compra de um seminovo. E os motivos são os mais diversos possíveis. Muitos reclamam que o carro é vendido em péssimas condições, o que acaba exigindo que o motorista tenha que fazer grandes investimentos na manutenção do veículo. Além disso, também existem pessoas que simplesmente não conseguem se adaptar com um carro que foi durante muito tempo utilizado por diversos donos diferentes. Por isso, é muito importante seguir algumas dicas na hora de investir na compra de um seminovo.
Momento bom para investir nos seminovos
O mercado automobilístico do Brasil está muito aquecido, e isso acaba impulsionando as vendas como um todo. Mas particularmente o momento acaba sendo muito propicio para o motorista que pretende comprar um carro que fuja dos modelos mais convencionais e baratos mas que não tenha receio de comprar um carro que já tenha sido utilizado por outras pessoas. Isso porque o governo brasileiro está concedendo uma série de incentivos para a compra dos carros populares novos. Mas isso acabou fazendo com que o mercado de seminovos também tivesse que se readequar, baixando seus preços para conseguir manter a taxa de venda.
Mas uma das principais preocupações das pessoas que pretendem comprar um carro seminovo está exatamente no que vem depois da compra. Ou seja, ele terá que cuidar da parte da manutenção do carro, e não existe possibilidade de fugir disso. Mesmo que os motoristas comprem um carro que seja vendido como “em perfeitas condições” ele nunca estará realmente nestas condições. E muitos motoristas acabam se iludindo justamente por causa desta propaganda e não se prepara para alguns gastos que ele invariavelmente terá. Portanto, o primeiro passo na compra de um seminovo é internalizar a questão dos gastos a mais com a manutenção do carro logo nos primeiros meses de compra.
Itens que devem ser priorizados
Durante a pesquisa dos motoristas para comprar um carro seminovo é muito importante fazer uma avaliação mecânica e técnica do carro. Não tenha medo nem vergonha de exigir isso da pessoa ou da concessionária que está vendendo o carro. Não esqueça que é interesse deles vender o carro, mas caso o futuro comprador veja muitos problemas nesta questão, é melhor partir para outra e não arriscas. Esta avaliação sempre deve ser feita com um profissional de confiança com comprador, e nunca pelo mecânico da concessionária ou pelo conhecido do vendedor. Também não é recomendado que o próprio comprador faça a avaliação, a não ser que ele realmente tenha conhecimento de mecânica.
E mesmo depois da avaliação positiva para a compra do seminovo, é importante que os novos donos comecem a fazer alguns reparos importantes. Segundo depoimento de grande parte dos especialistas em manutenção de veículos, uma das primeiras coisas que devem ser feitas a partir do momento em que a pessoa está com o s eu seminovo em mãos é providenciar a troca do óleo do motor. A não ser que ele tenha sido trocado no dia em que a pessoa comprou o carro, é muito importante que os motoristas não caiam naquela velha conversa do vendedor que trocou recentemente o óleo. Além disso alguns outros itens também precisam de uma atenção mais imediata, como os filtros (óleo, ar e combustível), todas as correias e os rolamentos ligados ao funcionamento delas.
Nesta primeira manutenção, fica difícil fazer uma projeção de quanto motorista vai gastar. Isso vai depender muito da marca e do modelo do carro. Num VW Gol, óleo e filtros ficam em 171 reais na autorizada, enquanto os de um Citroën C4 saem por 281 reais. Mas na troca das correias a diferença é maior: 185 (Gol) e 560 reais (C4). Sabemos que o motorista que está comprando um carro geralmente acaba sendo mais passional do que racional, é uma reação natural. Mas é importante que ele consiga, antes de tomar a decisão da compra, fazer este levantamento dos gastos iniciais para saber corretamente quanto vai gastar.
Alguns especialistas também apontam alguns outros itens que poderão entrar em uma segunda manutenção, que poderá ser feita nos seis meses seguintes a compra do seminovo. Mas isso, claro, sempre vai depender da avaliação do motorista que vai sentir o carro enquanto estiver andando nele. Estes itens seriam firmeza e o travamento dos bancos, bem como o funcionamento dos pedais, faróis e lanternas, retrovisores, limpador de para-brisa, desembaçador e cintos de segurança. Afinal de contas, qualquer problema nestes itens podem comprometer a segurança do motorista. As velas do carro também podem entrar nesta segunda onda de manutenção, mas não são tão urgentes assim. Mas como geralmente são peças que não pesam tanto no orçamento assim, vale a pena o investimento.
Por último na lista de importância de manutenção de um carro seminovo estão as questões mais estéticas. É claro que ninguém gosta de andar com um carro que tenha a sua pintura arranhada, ou alguma parte da lataria amassada. Mas se o motorista não tiver condições de arrumar tudo de uma vez, é importante priorizar as questões mais técnicas e deixar para ir arrumando a estética do s eu seminovo mais para frente.