Muitos motoristas gastam tanto tempo cuidando do seu carro que acabam deixando de lado outras atividades dentro de casa. Mas o contrário também é verdadeiro, com uma boa parcela da população deixando o veículo de lado, lembrando apenas quando existe algum tipo de problema que precisa ser resolvido.

Confira alguns cuidados básicos que ajudam a prolongar a vida útil do carro

Mas não é preciso se encaixar em nenhuma das situações, afinal de contas, os cuidados com os veículos acabam sendo de suma importância, especialmente para aquelas pessoas que estão querendo cuidar do veículo para revender posteriormente ou mesmo para aumentar o tempo de vida útil para uso pessoal.

Confira algumas dicas de cuidados com os carros que podem ser incorporadas na rotina diária dos donos dos veículos.

Revisões programadas

As revisões programadas acabam sendo muito importantes para as pessoas que estão querendo ter mais conforto na hora de fazer os procedimentos necessários que ajudam a manter o carro em pleno funcionamento. A regra geral para a revisão são uma revisão a cada seis meses depois que o veículo começa a rodar, mas a regra também pode ser aplicada para os 10 mil quilômetros.

Também é sempre importante lembrar que, durante a revisão, é sempre muito importante verificar se tudo passou pela revisão, incluindo o motor, os freios, a suspensão, o sistema elétrico, etc.

Ar Condicionado

O ar condicionado também exige alguns cuidados da parte dos usuários. Existem determinados produtos que são utilizados especificamente para manter o ar condicionado sempre limpo. Já a parte de limpeza do sistema de circulação de ar deve ser feito a cada três meses. Recomenda-se que a frequência da limpeza seja maior nos casos das pessoas que fumam dentro dos carros.

Troca de óleo

Confira alguns cuidados básicos que ajudam a prolongar a vida útil do carro

A troca de óleo também deve ser feita de acordo com as instruções que são dadas por cada montadora, que varia para cada um dos modelos lançados. Existe uma média que pode ser levada em consideração para se ter obter uma média: a troca deve ser feita a cada 8 mil quilômetros rodados, ou então a cada quatro meses.

Limpeza prática e econômica

Uma dica interessante para aqueles que estão mais preocupados com a limpeza do carro mas, ao mesmo tempo, está querendo economizar, é utilizar de produtos como a cera de carnaúba, que potencializa os efeitos da limpeza externa, evitando que seja realmente necessário lavar o carro mais vezes.