O sistema de freios dos veículos conta com algumas partes fundamentais para o seu funcionamento, incluindo as pastilhas. Essas são partes do veículo que geralmente acabam sendo trocadas pelos donos dos veículos, uma vez que vão sendo desgastado conforme a utilização e devem ser trocados periodicamente.

Confira dicas para aumentar a vida útil das pastilhas de freio do seu carro

Todas as pastilhas de freio, no momento da compra, contam com uma determinada data de validade. Além disso, a utilização das mesmas pode acabar acelerando o processo de desgaste das mesmas, fazendo com que o motorista tenha realizar a troca antecipadamente. E isso se dá pela composição da própria pastilha, feita com uma base de aço revestida de um material mais macio que entra em contato com o disco e provoca a fricção necessária pare reduzir a velocidade do veículo em questão.

Confira algumas dicas, que podem ser colocadas em prática no dia a dia, para aumentar a vida útil das pastilhas de freio do veículo:

Utilize o freio motor

O freio motor pode ser utilizado em determinadas situações para aumentar a vida útil das pastilhas de freio do carro. Para isso, o motorista precisa apenas diminuir, de forma gradativa, as marchas do veículo para que ele vá perdendo velocidade. Mas é importante que essa forma seja utilizada apenas quando o veículo estiver seguro. Por exemplo, em trechos de descida, é importante manter a marcha engatada.

Troque o fluído de freio no prazo

Confira dicas para aumentar a vida útil das pastilhas de freio do seu carro

O fluido do freio é muito importante para o funcionamento do sistema como um todo, sendo responsável pela transmissão da pressão que o motorista faz ao pressionar o pedal até a pastilha, fazendo com que a mesma entre em atrito com o disco. O líquido vai perdendo suas propriedades ao longo do tempo de utilização, por isso, é importante que ele seja trocado de forma periódica. O indicado é que a troca aconteça a cada 10 mil quilômetros rodados.

Leve menos peso

Caso seja possível, no dia a dia, é importante que o motorista não fique carregando peso que possa ser considerado desnecessário. Sempre que um veículo mais pesado precisa acionar os freios existe um desgaste maior do sistema como um todo.

Faça manutenção preventiva

É fundamental também que os donos dos veículos mantenham sempre as questões relacionadas a manutenção preventiva em dia. Elas são muito importantes para garantir que o carro esteja nas suas melhores condições possíveis. Durante a revisão, o mecânico poderá identificar, por exemplo, sinais de desgaste mais expressivos nas pastilhas, indicando o momento da troca.