Dezembro realmente pode ser um mês complicado. Afinal de contas, é considerado um mês mais curto para grande parte das pessoas e também das empresas. Além disso, é nesta época que as pessoas começam a planejar suas viagens para o final do ano, seja para passar a semana do nata e do final de ano ou seja para as pessoas que já estão pensando  nas férias.

Confira dicas para quem vai viajar de carro – Parte 1

Neste período as estradas do Brasil começam a ficar cheias de carros, ao mesmo tempo que os motoristas vão perdendo a sua paciência. Isso porque grande parte dos motoristas que viajam acabam enfrentando os famosos congestionamentos. Existem diversos fatores que levam os motoristas a passarem mais tempo nas estradas do que realmente deveriam, mas um dos motivos são os constantes acidentes e as penas dos carros, que acabam bloqueando as pistas parcialmente ou as vezes, quando é mais grave, parando a pista inteira.

Boa parte dos especialistas concordam que contra acidentes não existe uma receita mágica para que a pessoa tenha certeza  de que não vai se envolver em nada, mas também afirma que planejamento é fundamental para diminuir consideravelmente as chances da pessoa ter o seu carro parado por causa de algum problema, ou até mesmo se envolver em algum acidente por causa de problemas mecânicos do veículo. Existe uma série de itens que a pessoa precisa checar antes de fazer qualquer viagem mais longa. Além disso, as pessoas também devem prestar atenção em algumas atitudes dos motoristas antes de viajar.

Confira algumas dicas para enfrentar as viagens de final de ano de forma tranquila:

Revisão mecânica

É fundamental que o motorista faça uma boa revisão no seu carro antes de sair para a viagem. E a revisão não deve ser feita apenas pelo motorista, olhando apenas alguns itens que estão ao alcance de pessoas que não atuam profissionalmente neste segmento de manutenção. As pessoas precisam levar os seus carros para uma revisão mecânica em um especialista de confiança ou empresa.

Revisão deve ser feita com especialista

Diversos itens devem ser revistos durante esta inspeção: níveis de óleo do motor e fluídos de freio, além de calibragem dos pneus e seu estado de conservação são apenas alguns dos pontos fundamentais que devem ser checados. Além disso, a revisão também deve ser feita no sistema elétrico do carro. E é importante que quanto mais elementos elétricos tiver no carro mais importante é esta revisão. Porque um pequeno problema no sistema de acionamento dos vidros da janela dos carros já podem causar um problema que precise forçar a parada do motorista na estrada.

Apesar do calor, muitas pessoas esquecem também que o verão é a estação das chuvas, e portanto é muito interessante que os motoristas chequem se está tudo funcionando em relação ao limpador de para-brisa, que é fundamental para que os motoristas consigam seguir viagem mesmo que aconteça uma chuva mais forte. E falando em calor do verão, um outro item que é muito utilizado e também precisa passar por uma revisão é o ar-condicionado. Neste caso, é importante fazer uma boa limpeza nos filtros do ar, porque caso eles estejam muito sujos as pessoas que estiverem dentro do carro podem ficar doentes.

Atenção especial aos pneus

Uma atenção especial que deve ser dada no momento da revisão são as condições do pneus. E não adianta simplesmente o motorista deixar para comprar um conjunto de pneus novos para viajar, eles precisam realmente estar bem calibrados. Isso porque esta calibragem dos pneus está diretamente relacionada a estabilidade do veículo, o que acaba realmente podendo evitar acidentes mais sérios. Quando a pessoa enche demais os pneus o carro pode perder a aderência com o solo, e se a pressão dos pneus está muito baixo é possível que os pneus escapem da roda durante uma curva.

Cuidado com os pneus carecas

Algumas dicas importantes para as pessoas que vão fazer a calibragem dos pneus: é muito importante que esta calibragem seja feita com os pneus frios. Ou seja, a pessoa deve sair de casa e se dirigir até o posto mais próximo diretamente para conseguir fazer a calibragem, sendo que se a pessoa fizer isso no mesmo da estrada já durante a viagem pode adiantar muito. E outra fica muito importante é para as pessoas não esquecerem do estepe, que também é um pneu que precisa passar por uma boa revisão e boa calibragem.

Planejamento da rota

Passando pela fase de revisões no carro, que são muito importantes, existem também algumas outras dicas relacionadas a viagem. Uma boa dica para as pessoas que estão se preparando para partir é fazer um bom planejamento das rotas que serão tomadas, principalmente se for a primeira vez que as pessoas estão indo para um determinado lugar.  Hoje em dia com a internet é muito fácil pesquisar as rotas mais fáceis para se chegar a um determinado lugar, e desta forma a pessoa não core o risco de se perder e ter que fazer um caminho ainda maior.

Não saia de casa sem saber a rota

Além disso, tente reunir o máximo de informações relacionadas aos tipos de pistas que serão enfrentados, já que muitas pessoas, quando se dirigem para um local mais remoto, acabam tendo que enfrentar pistar de areia, com péssimas condições, sendo que nestes casos é importante que o carro não esteja muito cheio. E por último, faça uma pesquisa sobre a previsão do tempo durante a viagem.

Preparando a bagagem

Quando as pessoas estiverem preparado a bagagem que será levada na viagem, não adianta tentar levar mais do que a capacidade total do carro. É importante que as pessoas realmente obedeçam a capacidade do carro e também deixem as coisas mais pesadas na parte de baixo, mais próximo do eixo traseiro do carro. Além disso, é fundamental que a pessoa leve apenas itens no porta malas, evitando levar itens na parte interna do carro.

Na segunda parte da matéria vamos conferir dicas de como levar crianças e animais de estimação na viagem, e também algumas observações importantes que devem ser observadas durante o percurso.