Os procedimentos de polimento e outros que costumam ser feitos nas questões exteriores do veículo relacionadas a sua pintura sempre foram vistas como uma forma de manter o aspecto de novo do carro, além de aumentar a durabilidade da carroceria de uma forma geral diante dos impropérios que possam vir a acontecer no dia a dia.

Conheça alguns mitos e verdades sobre pintura e polimento de carro

Mas existem diversos tipos de produtos e procedimentos que podem ser encontrados nas oficinas especializadas. Confira alguns mitos e algumas verdades sobre polimento e pintura automotiva:

Técnicas como espelhamento, cristalização e vitrificação acabam tendo o mesmo resultado

Na verdade, este é um mito que acaba sendo propagado especialmente pelas pessoas que não possuem contato direto com os reparos que podem ser feitos no veículo. A técnica de espelhamento consiste na uniformização da camada de verniz, com o objetivo de eliminar toda irregularidade presente na superfície. Já a cristalização e a vitrificação são considerados procedimentos de proteção da superfície dos carros, geralmente se utilizando de ceras à base de carnaúba e vitrificadores.

O polimento não elimina o verniz

Conheça alguns mitos e verdades sobre pintura e polimento de carro

Qualquer técnica de polimento vai eliminar, pelo menos a camada mais superior e superficial, do verniz. Este é um procedimento realmente tem como principal objetivo eliminar micro riscos presentes na superfície do verniz e proporcionando um brilho mais intenso. Esta acaba sendo uma das principais diferenças da aplicação da cera automotiva, que pode ser feita em casa e que não elimina o verniz da lataria.

Carros novos não precisam passar por técnicas de espelhamento, cristalização e vitrificação

Carros que são vendidos como sendo zero quilometro também podem acabar passando por qualquer tipo de técnica de polimento. A grande diferença dos carros que são utilizados depois de um determinado tempo é que no veículo novo o polimento vai acabar não apresentando um resultado tão notável.

Qualquer pessoa pode realizar as técnicas de polimento em casa

Como se tratam de procedimentos mais abrasivos, é fundamental que as pessoas tenham algum conhecimento técnico sobre o assunto. Além da experiência, é preciso ter consciência de ter um local arejado e amplo e só adquirir produtos de qualidade. Do contrário, as pessoas podem acabar causando algum tipo de dano ao veículo.