Com a redução das restrições impostas durante a pandemia de Covid-19 na grande maioria das cidades, muitas instituições de ensino estão retomando suas atividades. Com o retorno dos calendários letivos presenciais, o trânsito ao redor das escolas costuma se tornar muito mais complicado. Em São Paulo, cidade com maior quantidade de veículos no Brasil, por exemplo, as aulas nas redes estadual, municipal e particular estão sendo retomadas.

Crianças no carro: Confira dicas de segurança para a volta às aulas!

Para reduzir as chances de acidentes, especialmente com os pequenos dentro do veículo, confira algumas dicas importantes:

Cadeirinhas especiais

A primeira dica é seguir a atual legislação de trânsito, que foi pensada justamente para diminuir as chances de acidentes graves com passageiros. As crianças que possuem até um ano de idade devem ser levadas somente na cadeira bebê conforto, sempre presa ao cinto de segurança, instalada no banco traseiro e de costas para o movimento.

Já as crianças que possuem entre 1 e 4 anos de idade devem ser levadas apenas na cadeirinha que deve ser colocada de frente para o movimento na posição vertical, e também sempre presa no cinto de segurança.

Assento de elevação

Crianças no carro: Confira dicas de segurança para a volta às aulas!

O assento em elevação acaba sendo um pouco diferente das cadeirinhas utilizadas para as crianças menores. Este é um acessório que deve ser utilizado com crianças entre 4 a 10 anos, ou que tenham até 1,45 m de altura. Ela ajuda a manter o cinto de segurança para que ele fique acomodado no quadro, no centro do peito e no meio do ombro, o que ajuda a evitar o impacto em uma possível colisão.

Crianças sempre no lado da calçada

O momento do desembarque também é considerado como muito importante nestas situações nas quais o trânsito está mais movimentado. É fundamental que as crianças sejam orientadas a retirar o cinto apenas quando o veículo estiver completamente parado. Além disso, elas devem descer somente pelo lado da calçada.

Verifique as credenciais do transporte escolar

Caso os adultos optem por se utilizar do transporte escolar, é fundamental verificar se empresa e o veículo tem autorização para este tipo de transporte. Além disso, o condutor também deve ter CNH categoria D ou E, além de um curso especializado para este tipo de categoria.

Planeje o trajeto

Evitar corridas desnecessárias acaba sendo muito importante para evitar acidentes. Portanto, é muito importante fazer um bom planejamento do trajeto, inclusive utilizando itens como os GPS’s mais modernos que oferecem recursos e informações em tempo real. Além disso, saia de casa com tempo suficiente para fazer o trajeto com segurança.