Ter um carro exige atenção em diversos aspectos. Às vezes, até o menor dos detalhes pode acabar gerando problemas para os motoristas e também para os passageiros. As várias borracha que podem ser encontradas no carro. Basta que as borrachas da porte estejam desgastadas ou com problemas e uma poça de água ao lado do veículo para que o motorista corra o risco de ver água entrando dentro do seu carro.

Cuidados com as borrachas do seu carro

E este é um problema relativamente comum entre motoristas que não inspecionam regularmente as borrachas da porta, que são chamadas também de Guarnição. E infelizmente o problema acaba sendo detectado somente depois que alguma coisa neste estilo acontece. Além de problemas que podem acontecer com as borrachas durante um determinado tempo de utilização, elas também podem já chegar ao consumidor apresentando algum tipo de problema relacionado a qualidade do produto. E nem sempre a espessura da borracha vai dizer o quão um carro está protegido.

De acordo com especialistas, existem algumas outras variantes que acabam interferindo no processo de funcionamento da borracha como um todo, como a o desenho e a distância entre as portas e a carroceria. Esta informação acaba sendo extremamente importante especialmente para carros como Picapes ou afins que são utilizadas para enfrentar pistas mais problemáticas.

Limpeza

Guarnições veículosA limpeza das guarnições são muito importantes porque ajudam a manter a qualidade da borracha. De acordo com especialistas, esta limpeza é bem simples e pode ser feita com um pano umedecido em água. Caso a borracha realmente esteja muito suja, é recomendado que se utilize também um detergente líquido neutro.

Apesar de muitos motoristas utilizarem os silicones líquidos para limpeza, os especialistas afirmam que este tipo de produto poderá impregnar mais resíduos na borracha com o passar do tempo.

Troca

Em alguns casos a troca das borrachas se faz necessária. As guarnições, por causa do seu material, tendem a encolher com o passar do tempo, já que o calor e o tempo de uso são fatores determinantes para a durabilidade desta parte. Toda vez que ela encolher ou se dobrar demais, ela poderá tornar a vedação insuficiente. Neste momento é necessário fazer a troca.

Além das guarnições das portas, as que ficam no para-brisa também precisam ser cuidadas para que realmente consigam aguentar o volume de água que recebe durante uma chuva ou limpeza.