Hoje em dia é mais do que indispensável possuir um bom seguro de carro, afinal acidentes, roubos e assaltos podem ocorrer a qualquer momento e se você não estiver assegurado, o prejuízo pode ser enorme.

São muitas as seguradoras que oferecem pacotes e promoções para seguro de carro no Brasil, incluindo alguns bancos, que disponibilizam o serviço para seus clientes, muitas vezes como forma de atrativo para que eles abram conta no banco determinado e acabem se tornando clientes fieis.

Deixando o seguro mais barato

Mas como sabemos o preço dos seguros para carro não costumam ser nada baratos no Brasil e muitas vezes, devido aos altos preços cobrados, os motoristas acabam por não fazer o seguro, pois ele pode não compensar quando se trata de vantagens para o motorista e também pelas altas taxas e preços fixos que são cobrados.

Veja algumas dicas para baratear o seguro do seu carro.

O que interfere no preço?

Dispositivos de localização: Você mesmo pode comprar e instalar um alarme ou rastreador em seu carro, vários modelos de várias funções e diversos preços são oferecidos no mercado e isso poderá baixar o preço do seu seguro, pois estes serviços oferecidos pelas empresas de seguro costumam ser cobrados com taxas mais altas do que o preço normal de mercado. Claro que a seguradora vai fazer de tudo para convencer você a instalar o rastreador e o alarme oferecidos por ela, mas resista, e você verá que no fim das contas a economia poderá ser relativamente grande.

Localizadores ajudam a diminuir o preço do seguro.

Garagem: O preço do seguro pode cair de 5% a 10% dependendo do tempo que o carro passa dentro da garagem. Isso faz com que o risco de acidentes, roubos e assaltos se torne menor, porém ainda existente. Caso você não utilize seu carro com muita frequência e acaba deixando ele mais tempo dentro da garagem é recomendável que você avise isso à seguradora, claro que o agente vai pedir provas a você e ao provar que seu carro fica por algum tempo diário dentro da garagem, você poderá economizar uma quantia regular no final do mês.

Idade e Sexo: Pode parecer preconceito, mas não é. Todas as seguradoras brasileiras possuem uma tabela que comprova que os motoristas recém habilitados, entre os 18 e os 21 anos tem mais chances de provocar algum tipo de acidente do que os motoristas mais experientes. Essa certeza das seguradoras se devem a estatísticas e estudos comprovados pelo Detran e elas se utilizam dessas afirmações para encarecer o preço do seguro.

Quanto a sexo, as mulheres acabam pagando muito menos seguro que os homens, pois elas são mais cuidadosas na direção, o que acaba ocasionando acidentes menos graves em relação aos que acontecem quando homens estão no volante.

Histórico: Se você já possui algum tipo de seguro, mas nunca o utilizou, ao passar do tempo você pode recorrer à seguradora e transformar parte do valor pago por você de seguro, mas não utilizado, em bônus. A quantia do bônus e como ela deve ser paga fica a cargo da seguradora.

Serviços Extras: Segundo as Leis que cobrem o seguro de carro no Brasil, o pacote básico deve obrigatoriamente conter ter itens primordiais: proteção contra incêndio, colisão e roubo. Os demais serviços oferecidos pelas seguradoras ficam a cargo delas próprias e do plano que o motorista optar por ter. Serviços como proteção a terceiros no caso de acidentes também é recomendável caso você queria fazer um seguro para seu carro.

Mulheres geralmente pagam menos no seguro.

Cidade e Bairro: As cidades que possuem maior índice de roubos de veículos como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre possuem a tendência a aumentar o preço dos seguros e dentro de uma mesma cidade, essa diferença também existe. Isso se da por conta das grandes cidades, onde algumas regiões apresentam maior risco de roubo do que outras regiões.

Locais que ficam próximos a estradas e avenidas possuem a possibilidade de o seguro custar mais caro, pois segundo as estimativas, essas regiões apresentam índices de roubos relativamente altos.

Especialidade da Seguradora: Você só deve procurar a seguradora depois de avaliar qual carro você tem, pois algumas seguradoras são especificas para determinados tipos de automóveis. Enquanto uma possui a especialidade em atender veículos importados e de luxo, outras são especialistas em veículos de carga e outras seguradoras trabalham exclusivamente com veículos de transporte de pessoas, como ônibus circulares e interurbanos.

Profissão: A sua profissão pode também influenciar na hora de assinar a apólice do seguro, pois aqueles profissionais que passam todo o seu tempo trabalhando dentro de um escritório irão pagar menos do que aqueles que têm que utilizar o carro para se locomover durante o expediente de trabalho.

Por exemplo, um advogado que possui um escritório, mas tem que utilizar o seu carro para visitar os clientes, provavelmente por este motivo o preço do seguro será cobrado mais caro.

O modelo do carro: Carros de pequeno porte podem possuir um seguro mais barato em relação aos carros de médio e grande porte. Isso se deve também ao preço do veículo que pode influenciar a seguradora na hora de fechar um contrato com determinado preço, mensal ou anual, vai depender das clausulas contratuais.

Planos empresariais podem ser boas soluções.

Planos empresariais

Quase todas as seguradoras hoje em dia possuem bons planos empresariais quanto a seguro de carro. Empresas que possuem uma grande frota de carros e que necessita fazer algum tipo de seguro poderão fazer um pacote fechado e pagar taxas a menos ou até mesmo ganhar bônus e promoções das seguradoras. Claro que quanto mais carros a empresa tiver, mais alto será o seguro, porém os descontos serão maiores e os bônus cada vez mais frequentes.

Principalmente quem mora nas grandes cidades, o seguro é mais do que indispensável e pode fazer com que você tenha menos dor de cabeça caso aconteça algo com seu carro, pois o seguro irá bancar parte da reforma ou a reforma completa, caso aconteça algo grave e se você não possuir qualquer tipo de seguro, você poderá ficar em maus lençóis caso aconteça algo com seu veiculo.