Enquanto o Brasil segue enfrentando dias de calor intensos em pleno inverno, com a previsão de outras ondas de temperatura acima da média na grande maioria do território nacional, os motoristas devem se atentar em relação a alguns cuidados com o veículo. Muitas regiões estão com dias com mais de 40ºC, o que pode causar alguns efeitos inesperados no veículo.

Dias quentes: como proteger seu carro do calor extremo?

De acordo com alguns especialistas, durante os dias mais quentes, existem diversos componentes dos veículos que podem apresentar problemas. Dentre as partes mais afetadas estão os pneus e também o sistema de refrigeração. Sem contar na preocupação com as próprias pessoas que estão dentro do veículo.

Confira algumas dicas e cuidados que podem ajudar neste calor extremo para que o carro não sofra:

Verifique os pneus com maior frequência

Nestes dias mais quentes, pode ser interessante aumentar a frequência de verificação da qualidade dos pneus. Isso acontece basicamente em função da alta temperatura que modifica a pressão interna desta parte do veículo. Além de mudar a dirigibilidade de uma forma geral, essa mudança pode ainda afetar o consumo de combustível.

Teste o ar-condicionado

como proteger seu carro do calor extremo

É importante também que os motoristas verifiquem a situação do ar-condicionado do veículo, uma vez que ele vai acabar sendo demandado. Pode ser interessante fazer uma verificação dos filtros, caso ele não seja utilizado há mais tempo. E caso ele não esteja climatizando o ambiente interno como deveria, pode ser interessante buscar uma avaliação profissional.

Cheque os fluídos

Os fluídos dos veículos devem ser verificados com uma determinada frequência. Mas quando o carro está rodando em um clima mais quente, pode ser interessante verificar, pois ele pode sofrer uma variação. Além do óleo do motor, também é importante verificar os outros líquidos, incluindo do limpador de para-brisa.

Tome cuidado com a bateria

A temperatura mais elevada também pode afetar a bateria. Caso ela já esteja mais próxima do final da sua vida, pode ser interessante avaliar a sua troca, especialmente antes de viagens mais longas.